Por Stalin Melo
A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Alimentação e Nutrição Escolar (Deane), está realizando nas escolas da rede pública a implementação do sistema de alimentação escolar inteligente (AEI), que irá permitir o controle, o gerenciamento e a distribuição dos estoques de merenda escolar.
Nesta quarta-feira, 17, a chefe da Divisão de Nutrição, nutricionista Lorena Lima, acompanhada do técnico do Departamento, Leonardo da Costa Garcia, foram até a escola Madre Hildebranda da Prá, onde dialogaram com o diretor da unidade, o professor Ricardo Oliveira.
De acordo com Lorena Lima, esse sistema de gerenciamento corresponde a um software que a SEE está adquirindo e implementando nas escolas. “Trata-se de um programa que vai auxiliar no gerenciamento de toda a alimentação escolar, desde a compra, passando pelo planejamento e elaboração dos cardápios, até o perfil nutricional dos alunos”, explicou.
A partir desse sistema, a SEE poderá fazer um acompanhamento do cardápio fornecido aos alunos. “Quando esse cardápio chegar na escola ele será executado e distribuído para as crianças, pois já terá passado por todos os critérios de controle de qualidade e especificidade”, destacou.
“Vamos otimizar o trabalho que a gente já realiza de maneira manual, com as planilhas, que muitas vezes despendem um pouco mais de tempo da gente, e agora vamos conseguir fazer de maneira sistematizada, com relatórios atualizados e teremos um panorama mais amplo de todos os campos da alimentação escolar”, afirmou.
O técnico da Deane, Leonardo Garcia, explicou que o sistema vai permitir maior controle de estoque, do que entra e do que sai das escolas. “Esse controle servirá também para evitar o desperdício de alimentos, pois trata-se de um software novo e vem para facilitar o trabalho”, disse.
O diretor da escola Madre Hildebranda, professor Ricardo Oliveira, destacou que o sistema contribuirá para o monitoramento da merenda nas escolas. “É um recurso que vem aprimorar, dinamizar e dar agilidade na própria entrega, então ele vem contribuir com a nossa escola porque vem dar transparência e credibilidade à nossa gestão”, destacou.
Por enquanto, a implementação do sistema de alimentação escolar inteligente acontece em Rio Branco, mas de acordo com Lorena Lima, até o final de 2024 deverá ser implantado também no regional do Baixo Acre e, posteriormente, em todos os cinco regionais do nosso Estado.
Fonte agencia.ac.gov.br