Por: Clícia Araújo
A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) realiza o I Encontro Formativo de Coordenadores dos Polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos dias 29 e 30. A solenidade de abertura ocorreu na manhã desta terça-feira, 29, no polo de Rio Branco.
O encontro é organizado pelo Departamento de Formação e Assistência Educacional da SEE, alinhado aos Planos Nacional e Estadual de Educação, bem ao plano de governo. Ao longo dos dois dias o evento promove momentos formativos com competência socioemocional e oficinas formativas temáticas.
O objetivo do encontro é proporcionar aos coordenadores dos polos da UAB ações de ensino teórico e prático, para atender às necessidades de qualificação profissional desses educadores.
“Hoje, aqui, nós temos a oportunidade de não apenas opinar sobre o que vai ser feito, o que está planejado, mas sobre o que pode acontecer por meio da parceria com as instituições formadoras tão bem representadas pela Ufac [Universidade Federal do Acre], Ifac [Instituto Federaldo Acre] e Ieptec [Instituto de Educação Profissional e Tecnológica]”, destacou a secretária de Educação, Socorro Neri.
A formação é voltada para os coordenadores dos municípios de Acrelândia, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri, além da capital Rio Branco. Conta com a participação dos representantes das instituições parceiras como Ufac, Ifac, Conselho Estadual de Educação (CEE), Ieptec Dom Moacyr e o Fórum Estadual de Educação (FEE).
“O nosso momento formativo é para que possamos rever o nosso planejamento, refletir sobre a nossa prática enquanto coordenadores. Teremos momentos de estudo científicos e teóricos e as oficinas, para que possamos aperfeiçoar as nossas ações”, pontuou a chefe do Departamento de Formação e Assistência Educacional da SEE, Lídia Cavalcante.
Os polos da UAB ofertam os programas Universidade Aberta e o Programa Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor), atendendo 500 alunos nos cursos de graduação e 380 nos cursos de especialização.
A SEE tem como meta para 2022 ofertar: 500 vagas em cursos de graduação para professores e comunidade, distribuídos nos oito polos UAB; 320 vagas de 2ª graduação para professores; 380 vagas de cursos de especialização, e dar continuidade ao acompanhamento das 11 turmas, formadas por 395 alunos participantes do Parfor.
Universidade Aberta do Brasil (UAB)
O programa visa ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de ensino superior, por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores que atuam na educação básica pública, porém ainda não graduados, e a formação para os professores já formados. Também pretende oferecer cursos para diretores, gestores e demais profissionais da educação básica em rede pública.
Fonte agencia.ac.gov.br