Por: Clícia Araújo
A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Formação e Assistência Educacional, realizou na tarde desta quarta-feira, 6, a aula inaugural do Curso de Formação Inicial e Continuada para os Assistentes Escolares das Instituições de Ensino da Rede Estadual de Rio Branco .
O professor Sebastião Flores, secretário adjunto de Educação, deu as boas-vindas aos participantes do curso e reforçou que os conhecimentos adquiridos são importantes para o bom desempenho no trabalho destes profissionais nas escolas.
O curso tem a carga horária de 160 horas e está dividido em momentos presenciais e atividades complementares. Os encontros acontecerão no Instituto de Educação Lourenço Filho nos dias 7, 8 e encerra no sábado, 9, pela manhã.
“Planejar, pensar e construir uma formação para estes educadores tem sabor diferente e especial. É desafiador. Os pessimistas apostavam que não ia acontecer, mas nós acreditamos que sim, e nosso planejamento prevê 10 turmas formadas”, destacou a chefe do Departamento de Formação e Assistência Educacional, professora Lídia Cavalcante.
A proposta do curso atende ao Plano Estadual de Educação e ao Plano de Governo, no eixo Educação, cuja meta é qualificar 100% dos servidores do quadro efetivo da SEE na função de assistente escolar.
O curso centra-se em ações pedagógicas, de natureza teórico-prática, planejadas para atender às demandas socioeducacionais de formação e de qualificação profissional. Serão trabalhados temas como primeiros socorros, libras, legislação escolar, conhecimentos pedagógicos, acolhimento, dentre outros.
“Sou servidora da Educação há 30 anos e nunca tinha sido convidada a participar de uma capacitação. Busco a qualificação para que eu possa desempenhar bem a minha função”, declarou a assistente educacional da escola Iracema Gomes Pereira, Sheila Batista de Oliveira.
Para a construção do curso, 22 escolas foram visitadas para levantamento de demandas de cursos. Foi feito todo um estudo até se chegar a uma matriz com cinco módulos e cinco eixos.
Fonte agencia.ac.gov.br