Cruzeiro do Sul, AC, 23 de novembro de 2024 04:05

Educação oferta capacitação para professores, coordenadores e gestores do ensino fundamental integral

Compartilhe

Por  

Um dos grandes desafios deste ano para a educação é a implementação do ensino fundamental em tempo integral. Por isso, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) está ofertando a professores, gestores e coordenadores uma formação pedagógica específica, que acontece até a próxima sexta-feira, 1° de março, no auditório da própria secretaria.

A professora Cintia Almeida, responsável pela Divisão do Ensino Fundamental em Tempo Integral, explica que além da formação pedagógica, a SEE realiza a apresentação do novo modelo de ensino aos profissionais, que serão os responsáveis pela implementação na escola.

Uma das novidades na formação, segundo ela, diz respeito exatamente à parte diversificada do currículo, que tem, entre outros componentes, o projeto de vida dos alunos. “Tudo isso, dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, faz questão de explicar.

Participam da formação professores, gestores e coordenadores. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“A novidade são as especificidades desse novo modelo de ensino em tempo integral. Tudo o que envolve essas mudanças, esse novo aluno do século XXI, esse pensar multidimensional, tudo isso está sendo trabalhado durante essa formação”, afirma a professora.

No Estado, 15 escolas irão ofertar essa nova modalidade de ensino, sendo dez somente em Rio Branco. Destas da capital, oito ofertarão ensino integral para os anos iniciais do fundamental e duas para os anos finais. Em Cruzeiro do Sul, serão duas escolas dos anos finais, e em Tarauacá, Feijó e Xapuri uma escola dos anos finais.

Professora Cintia Almeida: 15 escolas ofertarão a nova modalidade em todo o estado. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Em Rio Branco, as escolas que ofertarão ensino integral para o ensino fundamental são: Márcio Bestene, Anita Garibaldi, José Chalub Leite, Belo Jardim, Clarice Fecury, Flaviano Flávio Batista, Iracema Gomes e Ramona de Castro, todas para os anos iniciais. Carlos Vasconcelos e Maria Chalub Leite para os anos finais.

No interior, as escolas que ofertarão a nova modalidade são: Maria Lima de Souza e Tancredo Neves (Cruzeiro do Sul), Tupanir Gaudêncio (Tarauacá), Nanzio Magalhães (Feijó) e Antero Soares (Xapuri), todas elas para os anos finais do fundamental.

Para a professora Maria Graciane do Nascimento, gestora da escola Belo Jardim, a formação é o passo principal para que se possa implementar o projeto nas escolas. “A gente está acostumada com uma escola ‘normal’, então a gente precisa ficar por dentro das mudanças”, disse.

Professora Graciane Nascimento: “Vamos ter condições de desenvolver as habilidades dos alunos”.
Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Com esse novo modelo poderemos realizar um desenvolvimento integral dos alunos, porque teremos tempo para desenvolver as habilidades e isso vai trazer muitos benefícios para a comunidade e estou muito feliz pela nossa escola estar incluída nesse projeto”, destacou.

Fonte agencia.ac.gov.br