Por Clícia Araújo
A robótica educacional, antes restrita às escolas estaduais da capital, agora se expande para o interior do estado, por meio do Departamento de Inovações da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE). Com exposições de objetos inteligentes, minicursos e oficinas, a SEE estabeleceu a meta de atender os municípios do Baixo Acre até novembro, com apenas Senador Guiomard e Capixaba pendentes. Até 2026, todos os municípios serão contemplados.
A exposição de objetos inteligentes introduz os alunos ao mundo da robótica, incentivando o interesse pela tecnologia desde cedo. As oficinas de automação e robótica permitem que os estudantes criem aplicativos, controlando luzes e dispositivos com seus dispositivos móveis.
Os minicursos ensinam a usar um simulador online, com parte presencial, usando kits de robótica. Além disso, o curso completo oferece kits às escolas, permitindo que os alunos trabalhem de casa, com módulos virtuais pelo Google Meet, preparando-os para competições de robótica.
Anderson Melo, chefe do Departamento de Inovações, destaca que a robótica desenvolve habilidades críticas, criativas e colaborativas, não apenas conhecimento técnico.
A equipe do Centro de Robótica atendeu as escolas José Francisco da Silva e Franklin Roosevelt na manhã desta quarta-feira, 4, em Plácido de Castro, e no período da tarde a João Ricardo de Freitas.
Alunos da Escola João Ricardo desenvolveram um secador de mãos e vão expor na mostra Viver Ciência que acontece nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, em Rio Branco.
Davi Alves, aluno do 1º ano, expressa sua empolgação: “Nosso projeto nasceu das aulas de robótica e estamos ansiosos para representar a nossa escola e o município de Plácido de Castro na Viver Ciência. Esse secador poderá ser muito útil no banheiro da escola.”