O governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) garantiu a entrega de material para as escolas urbanas e rurais de Cruzeiro do Sul. Eles irão garantir a logística para que elas possam dar continuidade ao ano letivo e o aprendizado dos alunos.
Entre as escolas contempladas neste momento com equipamentos e com a entrega de merenda está a Mustafa Almeida, de ensino fundamental I. Esta semana foram entregues seis condicionadores de ar, o que irá contemplar os 247 alunos que estudam pela manhã e à tarde.
Para a diretora da escola, professora Dacilene Rodrigues, a chega dos aparelhos é um “sonho” para toda a comunidade escolar. “À tarde era muito difícil para as crianças estudarem, mas com os condicionadores vai melhorar muito”, disse. Ela também fez questão de parabenizar a merenda, segundo ela “reforçada e completa”.
Na João Kubitschek, outra escola de ensino fundamental de Cruzeiro do Sul, a comunidade foi contemplada, além da merenda, com carteiras novas, condicionador de ar e quadros brancos para as aulas.
De acordo com o coordenador de ensino, professor Domingos Sampaio Neto, o climatizador era uma reivindicação antiga. Já em relação as carteiras, as que serão trocadas eram antigas e não ofereciam condições de aprendizagem para os alunos. “Com esse material tem como melhorar o ensino”, afirmou.
As escolas da zona rural também foram contempladas. Na Juarez Ibernon, localizada na BR 364, sentido Tarauacá, além de merenda foram entregues um conjunto para professor (mesa e cadeira), além de mesas e cadeiras para o refeitório e seis condicionadores de ar.
A diretora da escola de ensino médio destacou que os condicionadores contribuem para o aprendizado dos alunos. “Com a climatização, eles permanecem em sala e isso já percebemos uma diferença grande no aprendizado de maneira geral”, comenta.
Adângela Matos e Gledson Costa, estudantes do terceiro ano, confirmam as declarações da diretora. Segundo eles, os condicionadores facilitaram muito a aprendizagem. “O calor causava estresse na gente, mas agora melhorou bastante, inclusive a nossa nota”, disse Gledson.
O mesmo sentimento de melhoria há na escola Olavo Bilac, localizada no Ramal do Mineiro, na comunidade Santa Luzia. Lá, além do material e da merenda entregues, o governo do Estado realiza uma ampla reforma, com a reconstrução do espaço, que antes era de madeira.
Esta semana, além dos condicionadores, foram entregues também bebedouro e carteira nova para as escolas. O professor Orleilson Farias, diretor da escola, destacou ainda a construção de novos banheiros, a ampliação das salas de aulas. Além de um banheiro para cadeirantes, que não existia.
“Com essa ampla reforma, na verdade uma reconstrução do nosso espaço, melhorou o fluxo aqui em nossa escola, que agora tem 8 salas, das quais 6 são para os alunos e 2 utilizadas para a administração. Essa pintura deu uma nova vida à nossa escola”, fez questão de dizer.
Por: Stalin Melo