Alunos da Escola de Ensino Fundamental Edilson Façanha, no bairro Calafate, em Rio Branco, participaram do Projeto Aluno Façanha Empreendedor. A parceria com a Secretaria de Pequenos Negócios, associação de moradores, rede de mulheres e Sebrae foi concretizada no sábado, 3, na própria escola. “É um projeto para trazer a comunidade para a escola, para que ela se sinta responsável tanto pelo patrimônio como pelo ensino”, explicou Valdemir Nicácio, gestor da Escola.
No período de preparação do projeto os alunos assistiram a palestras do Sebrae. Com as noções básicas recebidas, puderam repassar informações à comunidade sobre, por exemplo,como ser um microempreendedor individual. “É a pessoa que trabalha por conta própria, só que é legalizada. É uma pessoa trabalhando e pode ter o ajudante dele”, explicou Thalita Maria Grube Lima Miranda, aluna do 9° ano.
Foram dois meses de preparação que incluíramagenda de negócios, palestras, instruçãojurídica e abertura do empreendimento. Cada adolescente contribuiu para montar o capital de giro, além de receber incremento em torno de 10% dos recursos da escola. “Como na escola não vendemos sorvete, pensamos que ia dar muito dinheiro” Elias de Maia, aluno do 9° ano.
A escola tem 1.258 nos três turnos. Cada uma das seis turmas do 9º ano ficou responsável por montar o próprio negócio. Entretenimento, jogos, alimentos, teatro, show de calouros, objetos com material reciclado ebrechóforam as atividades apresentadas.O valor arrecado pelos alunos será utilizado para a colação de grau.
Com o projeto, além dos conteúdos escolares, os alunos são incentivados a desenvolver habilidades e competências em outros aspectos da vida.” A escola tem que preparar o aluno para a área profissional, as práticas sociais, por isso desenvolvemos vários projetos com os alunos além da prática pedagógica”, destacou Elson Mariano, coordenador de ensino.
Por Celis Fabrícia