Por Clícia Araújo
A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Acre (Undime/AC), realiza nos dias 10 e 11, a 1ª etapa do Ciclo Formativo do Compromisso Criança Alfabetizada – Alfabetiza Acre, para os articuladores regionais e municipais do Acre que compõem a Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa).
O evento teve sua abertura no auditório da SEE, com a presença de autoridades como a secretária municipal de Educação de Rio Branco, Nabiha Bestene; a presidente da Undime/AC, Fernanda Abreu, entre outros.
A formação aborda temas de grande relevância, como a reflexão sobre a alfabetização num contexto de letramento, a apresentação do caderno de sequência com alfabetização em foco, a recomposição da aprendizagem do 3º ao 5º ano, e orientações pedagógicas para a implementação das ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – Alfabetiza Acre.
“Essa é uma das pautas mais importantes na perspectiva pedagógica, que é a questão da formação. Temos aqui articuladores regionais e municipais de todo o estado tendo sua formação pedagógica reforçada”, pontuou o articulador estadual, Márcio Araújo.
Fernanda Abreu expressou a importância da formação dos articuladores regionais e municipais para garantir a implementação eficaz das estratégias nas escolas: “Temos metas gigantescas, mas eu sei que daremos conta com o Alfabetiza Acre”.
A formação será replicada para todos os assessores pedagógicos municipais e estaduais e, posteriormente, disponibilizada para todos os professores das redes de educação municipais e estadual, demonstrando um compromisso conjunto com a qualidade da educação no Acre.
Paulo André, articulador regional de Feijó, destacou os desafios dos professores e reforçou o compromisso de garantir a alfabetização de todas as crianças, afirmando que “essa rede está ampliando e estamos levando o movimento para as nossas escolas”.
O Compromisso Criança Alfabetizada representa uma colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, todos empenhados em assegurar o direito à alfabetização de todas as crianças do país.