Cruzeiro do Sul, AC, 22 de novembro de 2024 11:55

Educação do Estado prepara alunos para provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica

Compartilhe

Por  Stalin Melo

As provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que são realizadas a cada dois anos, iniciam na próxima segunda-feira, 23, e  terminam no dia 10 de novembro. Elas serão aplicadas aos estudantes tanto das escolas públicas quanto das escolas privadas. Alunos de todo o Brasil serão avaliados.

Realizarão as provas do Saeb estudantes do segundo, do quinto e do nono ano do ensino fundamental, além de alunos do terceiro ano do ensino médio. Pela avaliação são produzidos indicadores educacionais que possibilitarão uma avaliação de qualidade, bem como a aferição da eficiência educacional.

Provas do Saeb se estenderão até o próximo dia 10 de novembro. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Na avaliação, os estudantes realizarão provas de língua portuguesa, matemática, ciências da natureza e também de ciências humanas. No Acre, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) tem algumas metas a serem atingidas pela avaliação.

Entre essas metas está a de alcançar a nota 5,0 no índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para todo o ensino médio. Atualmente, essa média está em 3,9. Além das metas da SEE também há as metas a serem alcançadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para alcançá-las, inúmeras ações estão sendo desenvolvidas pela SEE, como as formações continuadas, o acompanhamento pedagógico, o caderno de apoio, além dos plantões pedagógicos. A partir da avaliação e dos resultados da prova do Saeb, o governo do Estado pode realizar investimentos para a melhoria da educação.

“Como essa prova procuramos entender como funciona a educação e conseguimos avaliar a qualidade e eficiência, já que todos os alunos dessas séries participam dela. Com isso, vamos melhorar ainda mais as ações que a SEE realiza nas escolas, e não tenho dúvidas que vamos colher excelentes resultados”, afirmou o secretário Aberson Carvalho.

Fonte agencia.ac.gov.br