Por Stalin Melo
O governo do Estado, via Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Divisão de Ensino de Línguas (Diel) do Departamento de Programas e Ações Especiais, realizou a formatura de 697 alunos do Centro de Estudo de Línguas (CEL) em inglês, italiano, francês, espanhol e libras.
A formatura foi realizada no auditório da SEE, na noite desta segunda-feira, 12, e contou com a presença do secretário Aberson Carvalho, da diretora de Ensino da SEE, professora Gleice Souza, da chefe do Departamento de Programas e Ações Especiais, Maria Clara Siqueira, da chefe da Divisão de Ensino de Línguas, Kelen Duarte, e do coordenador do CEL, Charle Sante.
O Centro de Línguas possui mais de 11 anos de existência e os alunos formados são das turmas do segundo semestre de 2021 e do primeiro semestre de 2022. Eles concluíram cursos dos módulos básico, intermediário e avançado.
O secretário de Educação, Aberson Carvalho, fez questão de dizer que o CEL é uma referência de ensino de línguas no país. O centro ficou em segundo lugar em um concurso realizado pela embaixada espanhola sobre as melhores escolas da língua no país.
“Estamos garantindo aos alunos da rede pública, e também da comunidade em geral, a possibilidade de avançar na área de linguística para muitos que não têm as condições de pagar um curso, dando preparo e uma melhor condição para que esse estudante possa entrar no mercado de trabalho”, afirmou.
Uma boa notícia dada pelo secretário diz respeito à possibilidade de interiorização do Centro de Línguas já a partir do ano que vem. “Dentro dos projetos do nosso governo para o ano de 2023 está a questão da interiorização. Estamos estudando um formato, uma metodologia para que o Centro de Línguas possa chegar em todo o interior”, disse.
Entre os formandos está Tiago da Silva. Ele está concluindo o inglês intermediário e está gostando muito do curso. “Agora vou fazer o avançado porque pretendo trabalhar e ter um outro idioma no currículo é muito importante. Os professores são excelentes”, fez questão de dizer.
Outra formanda do Centro de Línguas é Letícia Souza. Ela está concluindo o módulo intermediário de espanhol e seu interesse na língua nasceu a partir de músicas que ouvia, de novelas que assistia e até de poemas que lia. “Sou muito interessada na história da América Latina e quero trabalhar com espanhol ou algo relacionado”, disse.
Já Romilda Milhomins é concludente do curso avançado de libras. Ele é pedagoga e trabalha no Colégio Acreano com alunos especiais. “Não é bom a gente trabalhar com alunos especiais, principalmente surdos, e não saber se comunicar. Agora, com o curso que estou concluindo, já sei me comunicar com esses alunos”, afirmou.
Fonte agencia.ac.gov.br