Por Stalin Melo
A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) realizou na manhã desta segunda-feira, 17, o lançamento da Mostra Viver Ciência em Rio Branco, que está completando dez anos. Na capital, a realização do evento está prevista para novembro.
A abertura do lançamento dos 10 anos da Mostra foi realizada pela equipe Multiarte da SEE, coordenada pela professora Marília Bonfim. O cantor Frank Pinheiro, que faz parte da equipe, cantou músicas autorais, além da canção Minha Aldeia, do cantor e compositor Sérgio Souto. Também foi feita a representação de Saga da Amazônia, do cantor Vital Farias.
O lançamento também contou com a presença de alunos das Escola José Ribamar Batista (Ejorb) e do Colégio João Calvino. As inscrições para a 10ª edição serão realizadas a partir de segunda-feira, 24, quando o formulário estará disponível no site da Viver Ciência.
O secretário de Educação, Aberson Carvalho, destacou que a ciência é parte integrante e a essência da própria educação. “A ciência é fundamental, faz mudanças comportamentais, na medida em que estamos conectados com o mundo. Tudo somente é possível através da ciência e o governo realiza importantes investimentos, pois a ciência, no Acre, está em nossas escolas”, afirmou.
O chefe do Departamento de Inovações e Mídias Digitais da SEE, Anderson Melo, por sua vez, destacou a preocupação em se criar uma onda verde, em que os alunos planejem e promovam trabalhos científicos voltados para as problemáticas ligadas às mudanças climáticas.
“Este ano teremos novidades na Mostra Viver Ciência. Uma delas serão trabalhos voltados para o agro e também para a questão da sustentabilidade; hoje estamos antecipando as festividades e dando o pontapé inicial”, disse.
Para a diretora da Ejorb, Francicleia Barroso, a Viver Ciência é uma oportunidade que as escolas e os alunos têm de expressar seu conhecimento científico. “Durante o ano todo eles vivenciam essas práticas e na Viver Ciência conseguem expor o que vivenciaram”, destacou.
O estudante Francisco Arthur de Oliveira nunca participou de uma edição da mostra, mas expressou sua expectativa em participar “Ainda não pensamos em nenhum projeto, mas acho importante e espero adquirir bons conhecimentos”, disse.
Projeto de foguetes
Um dos projetos que a Ejorb costuma apresentar durante a Mostra Viver Ciência é o de foguetes. Este ano, ele será coordenado pelo professor Daniel Gomes, de Física. “Entre outros, vamos apresentar este projeto novamente”, explicou.
Além disso, trabalhos sobre robótica também serão apresentados pela escola. “Trata-se de um evento extremamente importante e desde o início nossa escola participa, pois ela valoriza a educação em nosso estado”, afirmou.
Quem também considera a Viver Ciência fundamental é o estudante Antônio Carlos Paiva, do 1º ano. No ano passado, ele participou da mostra pela Escola Serafim Salgado. “Eu gostei muito das exposições, tinha coisa que eu nunca tinha visto e tive a oportunidade de experimentar”, frisou.