Cruzeiro do Sul, AC, 21 de novembro de 2024 23:12

Educação do Acre e Universidade Federal do Amazonas fortalecem parceria e articulam promoção de novos cursos para 2024

Compartilhe

Por  Dayana Soares

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) unem forças em uma parceria estratégica voltada para o fortalecimento da educação a distância nos municípios acreanos. Por meio dessa colaboração, impulsionada pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), que tem a SEE como mantenedora, a oferta de cursos de licenciatura a distância será expandida, promovendo a formação de professores na região.

Reunião de articulação entre equipe da SEE e Ufam. Foto: Dayana Soares/SEE

O foco é a ampliação da oferta de cursos de licenciatura, que abrangem as áreas de educação física, artes visuais, biologia e química. A previsão de início das primeiras turmas é fevereiro de 2024. Cada um dos quatro polos da UAB contemplados – Acrelândia, Xapuri, Brasileia e Rio Branco – receberá entre 20 e 30 vagas para cada licenciatura.

A aprovação dessa série de cursos propostos pela SEE e Ufam é fruto do edital lançado recentemente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo é disponibilizar novas oportunidades de capacitação e formação docente.

Representantes da SEE e da Ufam. Foto: Dayana Soares/SEE

O secretário adjunto de ensino da SEE, Sebastião Flores, explica que a iniciativa deve suprir as necessidades dos professores nos diversos municípios no estado do Acre. “É uma oportunidade para os profissionais aprimorarem suas habilidades e adquirirem conhecimentos relevantes para suas carreiras”, ressalta.

O diretor do Centro de Educação a Distância da Ufam, João Victor Rodrigues, enfatiza a relevância desta parceria para o progresso educacional e social do Acre e ressalta a missão da universidade de garantir um ensino superior de qualidade em todas as regiões. “Com esses cursos, buscamos formar professores preparados para contribuir de maneira significativa para o crescimento e aprimoramento do sistema educacional do estado”, afirma.

Fonte agencia.ac.gov.br