Cruzeiro do Sul, AC, 26 de abril de 2025 22:55

Educação do Acre destaca ações pela inclusão no Dia Nacional da Educação de Surdos

Compartilhe

Por

Nesta terça-feira, 23 de abril, data em que se celebra o Dia Nacional da Educação de Surdos, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) destaca o trabalho realizado pelo Centro de Apoio ao Surdo (CAS), unidade referência em inclusão e acessibilidade educacional no estado.

Alunos durante atividade no AEE bilíngue oferecido pelo CAS. Foto: Mardilson Gomes

Vinculado à Educação Especial da SEE, o CAS atua de forma especializada no atendimento a estudantes surdos, promovendo sua inclusão no ambiente escolar por meio de ações voltadas ao desenvolvimento linguístico e educacional.

“O CAS tem um papel essencial na inclusão e no fortalecimento do ensino bilíngue no Acre, assegurando que os estudantes surdos tenham acesso a uma educação de qualidade, que respeita sua identidade linguística e cultural. Com a dedicação dos nossos profissionais que atuam no centro, temos avançado na formação de educadores e na criação de ambientes cada vez mais acessíveis e acolhedores”, afirma o secretário de Estado de Educação e Cultura, Aberson Carvalho.

O CAS atua com cursos de formação para professores da rede. Foto: Mardilson Gomes

O centro também é responsável pela formação continuada de professores e pela articulação de políticas públicas que garantam o direito à educação bilíngue, com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o Português como segunda. Em 2025, o ciclo formativo está organizado em cinco encontros ao longo do ano, totalizando 25 horas de atividades. Os encontros presenciais são realizados em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Já os demais municípios são atendidos de forma remota, conforme demanda local.

Parte essencial da política de educação inclusiva do Acre, o CAS oferece cursos de Libras em diferentes níveis, como o iniciado nesta terça, 22, atendendo um público de 40 participantes formado por profissionais da educação e comunidade, promovendo o uso de recursos didáticos adaptados e acompanha de perto a implementação de práticas pedagógicas acessíveis.

Aluna durante atividade no AEE bilíngue. Foto: Mardilson Gomes

Entre os principais ambientes oferecidos pela entidade, está a Sala de Recurso Multifuncional Bilíngue, um espaço imersivo coordenado por profissionais surdos e voltado ao fortalecimento da Libras como língua de instrução.

Nesse ambiente, os estudantes têm acesso ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) bilíngue, um processo de aprendizagem culturalmente significativo, que valoriza sua identidade linguística e assegura sua participação plena na vida escolar e social.

O CAS também promove eventos de conscientização e debates sobre os desafios e avanços na educação inclusiva, como, por exemplo, seus seminários anuais, sempre colaborando para a construção de uma sociedade mais acessível e igualitária.

Fonte agencia.ac.gov.br

plugins premium WordPress