Por Eliel Mesquita
Sentada numa cadeira de rodas, à espera de adentrar à sala onde acontecem os atendimentos ambulatoriais oncológicos no Hospital de Dermatologia Sanitária, em Cruzeiro do Sul, Jarrides da Costa Maia celebra a oportunidade de seguir o tratamento contra o câncer de colo de útero na sua terra natal. A ação do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), acontece mensalmente na região e foi realizada na terça-feira, 23, e na quarta, 24.
Há dois anos, Jarrides foi diagnosticada com a enfermidade e, de lá para cá, trava uma verdadeira batalha pela vida.
“O início do meu tratamento foi feito em Rio Branco, com sessões de radioterapia e quimioterapia, seguidas de reforço. Com o passar dos dias, perdi a sensibilidade da minha bexiga e passei a usar sonda. Apesar do tratamento severo, o tumor cresceu e fui acometida com uma trombose [coágulos que entopem vasos sanguíneos] na perna, que me impossibilitou de andar. Foi quase um ano distante da família, quando se deu o início da fase dos retornos, que eram feitos na capital. A partir de dezembro de 2023, comecei a ser atendida em Cruzeiro do Sul. Meu Deus [usou a paciente a expressão para demonstrar a satisfação]! Estar na minha casa e na companhia dos meus filhos é tudo para mim! É uma bênção seguir o tratamento contra o câncer na cidade onde nasci”, testemunha.
Ilda Barbosa do Nascimento, que reside em Marechal Thaumaturgo, município vizinho a Cruzeiro do Sul, relata que seguir o tratamento contra o câncer pertinho de casa reduz transtornos e ajuda na sua recuperação. A luta da idosa de 62 anos pela vida se iniciou em 2018, em Porto Velho, capital de Rondônia.
“Com a ajuda da família, superei as dificuldades do início do tratamento. Como gastar o dinheiro que eu não tinha? É uma bênção divina a vinda do ‘doutor’ para Cruzeiro do Sul. Isso facilita a vida dos pacientes”, reforçou.
A oferta dos serviços ambulatoriais oncológicos na segunda maior e mais populosa região do Acre teve início em dezembro de 2023, com a meta de atender 90 pacientes ao longo de cada mês. A coordenadora regional de Saúde do Juruá, Tarauacá e Envira, Diani Carvalho, informa que a promoção de saúde vem garantindo celeridade ao tratamento.
“A grande conquista é a garantia de propiciar aos acometidos pela doença o tratamento na região onde habitam. É uma iniciativa que vem dando resposta positiva à população”, ratifica.
A política contempla a aposta da gestão estadual de humanizar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio de esforços e dedicação do governador Gladson Cameli, do secretário de Saúde, Pedro Pascoal, e dos servidores da rede de Saúde do Juruá, a iniciativa devolve aos acreanos que habitam no interior o sorriso no rosto e, para o olhar, a esperança de dias mais dignos, diante da certeza da garantia do acesso aos serviços especializados de saúde. “É o que preconiza o SUS”, lembra Diani Carvalho.
Fonte agencia.ac.gov.br