O deputado federal César Messias (PSB) visitou nesta quinta-feira, 05, a cidade de Sena Madureira, que também sofre com inundações causadas pelo transbordamento do rio Iaco e outros cursos de água que cortam aquele município. Em conversa com o prefeito Mano Rufino PR), Messias afirmou que será necessária uma forte ação para tirar as populações que hoje vivem às margens dos rios para aloca-las em regiões altas das cidades.
Essa ação, argumenta o parlamentar, tem que ser realizada em parceria pelo governo federal, estadual e prefeituras, haja vista que as demandas são grandes demais para apenas um dos poderes atuar.
“Brasileia, por exemplo, está completamente destruída. O núcleo da cidade vai ter que ser erguido em outro local e isso tem um custo muito alto”, revela.
Sena Madureira, a cidade visitada por César Messias, também vive momentos de crise. Oito bairros foram atingidos com mais de 3 mil casas afetadas. Os desalojados estão sendo mantidos em abrigos públicos.
“Nos construímos dois alojamentos que estão abrigando os desabrigados. Um desses abriga indígenas que também foram afetados pela cheia dos rios”, disse Mano Rufino. “Se o número de desabrigados subir, temos outros dois locais que já estão preparados para recebe-los”, garantiu o prefeito.
César Messias elogiou a condução do prefeito no atendimento dos desabrigados e citou como exemplo o fato da prefeitura ter montado uma cozinha para produzir as refeições.
“Dessa forma, o prefeito consegue reduzir bastante o custo do socorro prestado a essas famílias. É assim que se atuam em situação de crise e o prefeito Mano Rufino está de parabéns.”