Cruzeiro do Sul, AC, 24 de novembro de 2024 16:47

Duas Escolas de Ensino Fundamental em Cruzeiro do Sul adotam ensino integral em 2024

Compartilhe

Por Gledisson Albano

Duas escolas da rede estadual de Cruzeiro do Sul, no Acre, vão funcionar com ensino integral a partir de 2024. As escolas Tancredo de Almeida Neves e Maria Lima de Sousa foram escolhidas como pilotos para a modalidade de ensino fundamental 2, que abrange do sexto ao nono ano.

O ensino integral é uma das metas do governo do estado, que já conta com três escolas de ensino médio nessa modalidade na cidade. Segundo a coordenadora de zoneamento do setor de gestão da Representação do Secretaria de Educação Estadual (RSEE) do Acre em Cruzeiro do Sul, Roberlete de Sousa, falou sobre esse nos momento para as escolas. “O objetivo é ampliar as oportunidades de aprendizagem dos alunos, que passarão o dia todo na escola, recebendo várias refeições, atenção e disciplinas que trabalham a área comportamental”, explicou.

A implantação do ensino integral também traz benefícios para a estrutura e os recursos humanos das escolas, que receberão investimentos do governo. As escolas terão quadros de funcionários ampliados e melhorias nas instalações.

Os pais dos alunos das escolas Tancredo de Almeida Neves e Maria Lima de Sousa foram consultados sobre a mudança e manifestaram apoio e satisfação com a iniciativa. Railson Correia, pai de um aluno da escola Tancredo Neves, disse que o ensino integral significa mais aprendizado aos alunos. “A educação é a base para formar o ser humano e o estado vai dar o apoio que os pais não podem dar quando saem para trabalhar”, enfatizou.

A gestora da escola Tancredo, Rosane de Souza, afirmou que só vê pontos positivos no ensino integral. “É que muitos dos alunos têm a tarde ociosa, ficando em casa sem fazer nada ou indo para lugares incorretos. Nós sabemos que o estudo nunca é demais e que os alunos terão mais atenção e acompanhamento”.

As escolas Tancredo de Almeida Neves e Maria Lima de Sousa ainda têm vagas para o ensino integral e estão recebendo alunos de sexto a nono ano. Os interessados devem procurar as escolas para fazer a matrícula.