A limpeza da Ponte da União iniciou na manhã desta terça-feira, 14, com o intuito de retirar madeiras e lixo debaixo da ponte. A ação contou com a participação conjunta do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DERACRE) e o Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul. A diligência busca retirar o balceiro para não forçar os pilares da estrutura da ponte.

De acordo com Tatiana dos Santos Nobre, supervisora do DNIT de Cruzeiro do Sul, o acúmulo de madeira sob a Ponte da União acontece anualmente devido às cheias, chuvas intensas e seca. As expectativas do DNIT, Corpo de Bombeiros e DERACRE é finalizar o serviço da retirada do balceiro em até dois dias, isso em casa de as condições climáticas serem favoráveis.

“Esse trabalho ele é importante, ele se faz necessário porque se a gente não fizer, a tendência é acumular mais madeira. Você percebe que com a cheia do rio e quando ele desce um pouco, a gente já percebe uma quantidade expressiva também de terra, então esse é um trabalho necessário, justamente para não ficar forçando os pilares da ponte, então é um trabalho que precisa ser feito sim, com certeza”, relata Tatiana.
O gerente regional do DERACRE de Cruzeiro do Sul, José Mauri Barbosa, relatou que a retirada do balceiro será executada com o apoio de pessoas, uma balsa, escavadeira e uma caçamba para depositar o material removido de debaixo da ponte. Ele acrescenta que os materiais que estiverem em bom estado serão reutilizados. “O que der para a gente retirar para solo, até para ser usado também na própria usina, para derreter o cap, vai ser utilizado também.”

A ação do DERACRE foi solicitada pelo DNIT, através da diretora Sula, para ajudar na retirada dos materiais. “Estamos aqui com a nossa equipe, a nossa parte operacional, com a balsa biodata, juntamente com o Corpo de Bombeiro, fazendo essa retirada aqui desse material, e dando mais qualidade de segurança aqui para o serviço da ponte”, conclui o gerente regional, Mauri Barbosa.

Fonte Juruá24horas