O Corregedor Geral do Departamento de Trânsito do Acre (Detran/AC), Marcelo Quintela Miguéis, acompanhado do gerente de Fiscalização e do gerente da 1ª Ciretran de Cruzeiro do Sul, Valdeci Dantas participou, na manhã desta terça-feira (16), da implantação do Sistema de Biometria nos Centros de Formação de Condutores (CFC) do município que vai garantir mais lisura ao processo de habilitação dos condutores.
O serviço de assinatura eletrônica por meio da Biometria é totalmente automatizado e interligado ao sistema do Detran/AC e substitui a assinatura manual do candidato no momento de realizar as provas. Marcelo Quintela destaca a implantação do novo sistema e avalia de forma muito positiva o trabalho desenvolvido pelos credenciados.
“A importância da implantação desse novo sistema é dar lisura ao processo de formação e habilitação dos condutores que precisam cada vez mais estar bem preparados para que possamos ter um trânsito melhor. Nossa avaliação do trabalho dos credenciados – despachantes, fábrica de placas, autoescolas, médicos, psicólogos e ferro velhos – é muito boa, mas eventualmente são instaurados processos administrativos para apontar falhas e erros cometidos”, disse.
Ao destacar os investimentos feitos pelo Detran/AC para garantir melhorias na qualidade do serviço o corregedor destacou a construção de uma moderna sede administrativa da 1ª Ciretran de Cruzeiro do Sul que será de grande porte para que a população seja ainda melhor atendida ao ressaltar que a corregedoria tem como papel principal a fiscalização dos credenciados e dos servidores para coibir atos ilícitos ao enaltecer o papel da atual diretoria.
“O atual diretor do Detran/AC, Dr. Pedro Longo, já formalizou todos os procedimentos para se dar continuidade ao trabalho da diretoria anterior e garantir os investimentos necessários ao processo de melhorias do nosso trabalho no vale do Juruá para que cada vez mais se possa oferecer melhores serviços e também uma boa formação dos nossos condutores. Com isso vamos garantir mais segurança a nossa população”, disse.
O gerente da 1ª Ciretran, Valdeci Dantas, lembrou que a implantação da Biometria vai inibir fraudes ao confirmar que em alguns momentos já houve situações onde algumas pessoas quiseram se passar por candidatos e adentraram o local das provas criando um problema desagradável. “Com a implantação do sistema da Biometria isso fica impossível de acontecer e teremos cada vez melhores condutores”, disse.
O proprietário do Centro de Formação de Condutores (CFC), Tiago, parabenizou o Detran/AC pela implantação do sistema de Biometria que vai garantir mais lisura ao processo de retirada da CNH gerando mais confiança e a certeza da formação de melhores condutores de ônibus, caminhões, automóveis e motocicletas que estarão melhor capacitados para trafegar pelas ruas do município e garantir mais segurança a todos.
“Vejo como muito positiva a implantação desse sistema da Biometria. Hoje, o Detran está muito preocupado com a qualidade do ensino prestado pelos CFC que são os responsáveis para preparar bem os candidatos que serão os nossos futuros condutores. Somos parceiros do Detran e fazemos um trabalho sério de preparação destes motoristas. Essa implantação fortifica e dá transparência ao processo de aplicabilidade das provas no processo de habilitação”, disse.
O empresário destaca que mesmo com todo o trabalho feito e a preocupação de bem preparar os candidatos ainda existe muita imprudência, negligência e até imperícias de condutores, mas faz parte do processo que vem sendo melhorado ao longo do tempo com os investimentos feitos pelo governo do Estado, através do DETRAN, na sinalização e prestação de serviços e implantar tecnologias para cada vez mais conscientizar todos os atores do trânsito”, afirmou.
Tiago destaca os investimentos feitos no Centro de Formação de Condutores Milênio, que inaugurou recentemente sua moderna sede com salas de aula e instrução, de provas, simulador, de espera e copa, além de uma moderna pista de treinamento coberta onde o cliente tem uma estrutura de atendimento para bem fazer o treinamento de seus alunos e candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
“Posso dizer que nossa estrutura é uma das mais modernas da região Norte. Tudo isso é para bem atender os nossos clientes. Nossa missão é de muita responsabilidade e quero deixar um recado aos motoristas, mas principalmente aos motociclistas de que eles precisam ser prudentes e obedecer à legislação e as regras de circulação. Não se deve ultrapassar o sinal vermelho, ultrapassar pela direita, acostamento e andar em alta velocidade. É preciso obedecer às placas de parada obrigatórias para evitar acidentes”, disse.
Reprodução do Voz do Norte