Cruzeiro do Sul vive a expectativa da realização de suas duas maiores festas anuais: o Novenário de Nossa Senhora da Glória e a Expoacre Juruá. Além de o período favorecer maior movimento nos balneários, ramais e nas rodovias. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está executando o planejamento feito para que tudo transcorra de maneira pacífica no trânsito no período, colocando em prática ações baseadas no tripé: educação, sinalização e fiscalização.
Em junho foi iniciada a Operação Verão e, desde então, intensificado o trabalho de revitalização de faixas de pedestres, colocação de placas e sinalização terrestre de quebra-molas.
Há inclusive uma equipe permanente, com servidores destacados exclusivamente para isto, trabalhando especialmente no período noturno para não causar muitos transtornos.
Na parte da educação, a “aula de trânsito” tem o planejamento de, em breve, atingir 100% das escolas, incluindo aquelas localizadas em ramais de difícil acesso. Na região central de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves todas as escolas já foram contempladas com a visita da equipe de educação da Ciretran.
O gerente da Ciretran, Valdeci Dantas, diz que a fiscalização será intensificada, a exemplo do que vem acontecendo no posto do Igarapé Preto.
Reaberto há dois meses, o posto funciona todos os dias e já aconteceu até apreensão de carteira de habilitação falsa. Na semana passada foram abordados 690 veículos e identificados dois motoristas não habilitados.