Por Eduardo Gomes
‘Heróis do Trânsito’, esse é o título da mais nova história publicada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran) e distribuída aos estudantes do ensino fundamental de escolas rede pública estadual.

A iniciativa surgiu em 2023, a partir de um concurso realizado em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Brasileia, que elegeu os melhores desenhos e resultou na criação de uma história envolvendo todos os personagens.
Nesta sexta-feira, 16, alunos do 4º e 5º anos do Colégio Getúlio Vargas, em Brasileia, tiveram a oportunidade de interagir com os super-heróis, participaram de uma disputa com a temática trânsito e até de uma sessão de autógrafos.
“Nós trouxemos os livros que foram elaborados pelo Detran e também os jogos educativos. Esse material é lúdico, intuitivo e teve bastante aceitação por parte das crianças”, afirmou a coordenadora de Educação de Trânsito do Detran, Cléia Machado.

Quem respondeu todas as perguntas feitas pelos heróis e heroínas foi a estudante do 5º ano, Beatriz Antunes. Campeã, ela levou para casa um jogo de tabuleiro, além de um exemplar da publicação infantil.
“Gostei da vinda do Detran aqui na nossa escola. Respondi todas as perguntas e ganhei. Além de brincar, a gente acaba aprendendo como atravessar a rua e se comportar no trânsito”, disse a estudante.
A primeira tiragem da publicação ‘Heróis do Trânsito’ teve dois mil exemplares, que serão entregues aos estudantes das escolas visitadas pela equipe de educação de trânsito na capital e interior do estado.
O Concurso
Dez foram os estudantes que receberam premiação do Detran, um deles de Brasileia. Na ocasião os pequenos receberam das mãos do governador Gladson Camelí, tablets de última geração e com acesso a conteúdo educativo.

Para Dora Holanda, coordenadora de Ensino da Escola Getúlio Vargas, essa foi uma excelente oportunidade para que os alunos pudessem colocar em prática todo o aprendizado sobre o trânsito repassado na sala de aula.
“Temos essa parceria com o Detran e nossa escola sempre foi aberta a essas iniciativas. Nossa escola está em uma região de ruas e avenidas muito movimentadas e as instruções repassadas pela equipe educativa também fazem parte do dia a dia dos alunos”, lembrou.
Fonte agencia.ac.gov.br