O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) fez nesta sexta-feira (08) o lançamento do movimento Maio Amarelo em Cruzeiro do Sul que tem como objetivo realizar uma série de ações de prevenção e de alerta visando um trânsito menos violento. O ato realizado na Praça do Memorial para Vítimas de Trânsito atraiu mais de uma centena de pessoas.
Segundo o gerente da 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Valdeci Dantas, vários segmentos da sociedade foram convidados a participar das ações na busca de conscientização de motoristas e pedestres.
Vários cantores evangélicos participaram do evento. Realizado no início da noite, durante o ato, foram acesas luzes amarelas no memorial embelezando ainda mais um local que já se tornou ponto de referência na Avenida Mâncio Lima. “Virou um cartão postal” – disse Dantas.
Os acidentes de transito em Cruzeiro do Sul tiveram uma redução de 30% em relação a vítimas fatais de 2013 para 2014. Em 2015 aconteceram três mortes no trânsito, apontando para nova redução em relação a 2014. Desde 2006, a Ciretran realiza campanhas anuais de educação para o trânsito e para Dantas a esperança é que no futuro os novos motoristas sejam mais conscientes. “Não se muda uma mentalidade da noite para o dia e nossa luta é que o processo tenha continuidade” – expressou.
O bispo da Diocese do Juruá, Dom MoséPontello prestigiou o ato e dirigiu palavras ao público presente. Disse considerar importante fazer alguma coisa em relação ao trânsito: “Se a gente não faz nada a vida vaicontinuando demal a pior, porque a tendênciade hoje é cada um por si”. O pastor José Elus de Farias considerou o evento “maravilhoso; temos que priorizar a consciência em relação ao nosso trânsito”.