O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) implantou no último mês,em Brasileia,Epitaciolândia, Sena Madureira e Manuel Urbano, o serviço de emissão doCertificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), a fim de proporcionar mais agilidade nos atendimentos para quem reside no interior do estado.
Documento de porte obrigatório do veículo e na forma original,o CLRV só é emitido depoisda quitação do licenciamento anual e demais débitos. Após a quitação das taxas, o Detran fica responsável pela expedição do CRLV.
Antes dessa implantação,os documentos desses municípios eram impressos na capital e encaminhados via Correios àCircunscrição Regional de Trânsito (Ciretran),e o proprietário esperava em média 15 dias para o recebimento do porte.
Hoje, com os serviços oferecidos nos municípios, em 24 horas depois de efetivado o pagamento dos débitos,o proprietário já pode receber seu documento na autarquia.
“Queremos atender melhor todos os municípios. É uma política do governo do Estado que os serviços do Detran sejam expandidos também para o interior”, ressalta o diretor-geral doDetran, Gemil de Abreu Júnior.
Emissão dos portes
O antigo Documento Único de Transferência (DUT) ainda está sendo feito em Rio Branco, por ter necessidade de uma conferência de outros documentos, e será implantado após treinamento dos servidores do Detran no munícipio.
Antes era impresso em Rio Branco e enviado por malote via Correios, chegandoao destino em 15 dias.
Por Andréia Nobre