Por Lygia Gomes
Por sua eficiência e experiência na gastronomia acreana, a chefe de cozinha e professora da Escola de Gastronomia do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), Rafysa Assem, recebeu o título de Dama Comendadora, uma homenagem da Câmara Brasileira de Cultura.
A Câmara Brasileira de Cultura é uma organização não governamental (ONG) reconhecida nas Américas do Sul e Central, Caribe e Europa. A instituição, que atua por intermédio de seus conselhos e da Academia de Ciências e Artes, tem como filosofia reconhecer e premiar personalidades de grande relevância para a sociedade nos campos acadêmico, profissional, empresarial, social e artístico.
O gestor do Ieptec, Alírio Wanderley, comentou: “É um orgulho para nós, da família Ieptec, termos uma profissional desse nível em nosso quadro de colaboradores. Em nome do instituto, parabenizo a nossa chefe Rafysa pelo merecido reconhecimento”.
O ato de outorga de grau conferiu o título de Comendador ou Comendadora para 38 profissionais de diferentes áreas. Rafysa recebeu a Cruz do Mérito Acadêmico e Profissional com ênfase em Gastronomia.
Rafysa Assem de Andrade é natural de Rio Branco, bacharel em Administração, cursa pós-graduação em Gastronomia e Gestão Pública, e tem formação técnica em Gastronomia. A profissional possui especialidades em cozinhas regional e internacional e na área da confeitaria.
A nova Comendadora da Gastronomia na Região Norte falou do recebimento da honraria. “Trata-se de um título de grande relevância para o Acre, por ser reconhecido nacionalmente e internacionalmente”.
Em 2021, Rafysa ficou em 2º lugar no Festival Enchefs Acre e, no ano seguinte, alcançou a 1ª colocação, quando foi coroada a melhor chefe de cozinha do ano. No Prêmio Nacional Dólmã, a chefe acreana levou o 2º lugar, mas foi a chefe nº 1 no quesito número de votos virtuais, por sua performance na competição.
Expressando gratidão, Rafysa finalizou: “Dou graças a Deus por mais esse reconhecimento. Por meio da gastronomia, defendo a nossa cultura com a valorização dos ingredientes regionais, sem esquecer da missão de mudar vidas com a educação profissional”.
Fonte agencia.ac.gov.br