Desenvolvimento do artesanato acreano é tema de encontro entre artesãos em Rio Branco

Compartilhe

Por

Com o objetivo de aperfeiçoar o desempenho do artesanato acreano, a Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), participou do “Lançamento da Estratégia de Atuação do Artesanato – Edição Rio Branco”, evento que reuniu 42 artesãos, na manhã desta sexta-feira, 26, na capital. O encontro é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AC), em parceria com a Sete e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI) da Prefeitura de Rio Branco.

Evento reuniu 42 artesãos. Foto: Alice Leão /Sete

Durante o encontro, foram abordados planejamentos de melhorias das atividades do artesanato desenvolvidas no Acre, que incluiu um espaço de diálogo com a finalidade de escutar as sugestões dos artesãos que atuam no estado.

Peças de artesanato expostas durante o evento. Foto: Alice Leão/Sete

A coordenadora do Artesanato Acreano, Terezinha Messias, esteve no encontro representando a Sete e abordou o significado da iniciativa: “É uma retomada das ações de fortalecimento das políticas do artesanato, e nesse momento a gente está aqui para escutá-los, receber as reivindicações deles e levar para os nossos gestores, vendo a possibilidade de atendê-los da melhor forma possível”, disse.

Coordenadora do Artesanato Acreano, Terezinha Messias, representando a Sete durante o encontro. Foto: Alice Leão/Sete

Representando o Sebrae/AC, a consultora em desenvolvimento e políticas públicas para o Artesanato, Dorotéa Naddeo, explicou que o evento “é uma aproximação com os artesãos para construir um processo participativo para que as intervenções, tanto do governo do Estado, a partir da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo, quanto da Prefeitura de Rio Branco e do Sebrae, possam ser adequadas para as necessidades deste momento”, afirmou.

Representando o Sebrae/AC, Dorotéa Naddeo, consultora em desenvolvimento e políticas públicas para o artesanato. Foto: Alice Leão/Sete

Durante a agenda, Maria de Souza, artesã que trabalha com produtos da floresta, ressaltou: “A importância desse evento, para mim, é a retomada do planejamento estratégico que vai envolver todo o setor, a prefeitura e o Estado, para que a gente consiga fazer um trabalho alinhado”, disse.