Dia de sol é dia de Deracre. Hoje, bem cedo, uma equipe do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem estacionada na Vila Alagoinha, aproveitando o dia ensolarado, entrou no ramal 05, na região do Projeto Santa Luzia, raspando e tornando trafegáveis os trechos que estavam impedindo a entrada dos caminhões que levam passageiros e a produção.
Segundo o chefe da equipe, Severo de Souza Martins, o trabalho foi iniciado no ramal ontem à tarde com uma patrol, uma carregadeira e uma L 200 que ficam estacionadas na Vila Alagoinha para atender toda a região próxima. Depois de tornar trafegáveis os primeiros 17 km, perto do meio dia se depararam com uma ponte caída, o que não intimidou os servidores que imediatamente começaram a retirar paus para fazer uma nova.
“Daqui para as seis da tarde, a gente termina de fazer esta ponte” – disse Severo. Animado, ele explica que sua equipe já reabriu os ramais 06 e 07 e assim que terminar o ramal 05 vai partir para o 04 e o 02 e ainda o ramal do Zacarias. “Onde vai dando problema a gente vai caindo dentro e ajeitando” disse
Outra equipe do Deracre está trabalhando no ramal 03, o mais povoado da região. Neste ramal está sendo feito um trabalho na ponta do asfalto e subindo no rumo do ramal da Lua Clara. Lembrando que o ramal 03 tem seus primeiros 25 km asfaltados pelo Governo do Estado.
Na região do Pentecoste, também situado na zona rural de Cruzeiro do Sul, o Deracre já abriu, neste ano, até o Ramal Belo Monte e beneficiou outros ramais menores.
O agricultor Ronaldo da Conceição Feitosa mora no ramal 05 há seis anos. Ele conta que toda sexta-feira vai para Cruzeiro do Sul levar produtos agrícolas e o ramal já estava ficando quase intrafegável. “Com o trabalho feito podemos retirar nossa produção” – disse.