O Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) está com duas frentes de serviço trabalhando na melhoria dos ramais de Cruzeiro do Sul. Uma delas está atuando no Ramal da Buritirana e ramais secundários (galhos) desde a semana passada, já tendo beneficiado cerca de 12 km. A outra frente de serviço começa esta terça, 21, no Ramal 8 do Projeto Santa Luzia.
Segundo o gerente regional do Deracre, Josinaldo Batista, a prioridade é não deixar nenhum produtor sem acesso. Para tentar chegar a toda a malha de Cruzeiro do Sul, o Deracre vai evitar trabalhos mais demorados com terra vegetal e focar nos pontos críticos. “Contamos com a parceria das comunidades, que conhecem onde há estrangulamentos nos ramais”, disse Batista.
Na semana passada foi realizada uma reunião com líderes comunitários para fortalecer a parceria. Serão feitas algumas pontes e bueiros e nessa hora o apoio dos moradores é muito importante para o Deracre, seja com a mão de obra ou disponibilizando madeira.
Batista acredita que até o fim de setembro será possível trabalhar nos ramais, mas assim que as chuvas chegarem, o Deracre vai manter uma equipe dando apoio à zona rural, seja atuando em algum atoleiro ou até mesmo para retirar a produção.
Rodrigues Alves e Mâncio Lima
Em Rodrigues Alves, o governo e a prefeitura atuam em parceria com cada uma das partes, colocando em trabalho uma patrulha. Os trabalhos iniciaram nesta terça, 21, no município. Em Mâncio Lima também está havendo parceria entre a prefeitura e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com o governo fornecedo o óleo e material para pontes.
O agricultor Moacir Sampaio mora há 30 anos no Ramal da Buritirana e elogiou o trabalho feito pelo Deracre: “Fez um bom serviço. Aliás, o Deracre sempre trabalha bem por aqui”.