Por Assessoria de Comunicação
Na sessão da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta terça-feira, 15, o deputado estadual Arlenilson Cunha homenageou em seu discurso o Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), que celebra cinco anos de criação. Ele destacou a coragem do governador Gladson Cameli na criação do grupo, que visa combater o crime organizado nas fronteiras.
“O Gefron foi criado em 2019, no governo Gladson Cameli, e faço esse registro em reconhecimento pela coragem de enfrentar o crime organizado, criando um batalhão de fronteira no estado que tem sido fundamental no enfrentamento aos crimes transfronteiriços, desde o tráfico de drogas ao tráfico de armas, que é extremamente prejudicial à segurança pública. Sabemos que é uma competência da União a fiscalização e o combate ao crime nas fronteiras, mas o Estado, por meio do Gefron, tem feito esse trabalho com muita competência”, disse Cunha, que é presidente da Comissão de Segurança Pública da Aleac.
Em seguida, o parlamentar destacou os números resultantes do trabalho do Gefron que, segundo ele, já soma um prejuízo de mais de R$ 85 milhões ao crime organizado.
“São mais de 5 toneladas de drogas e 171 armas apreendidas, além de 1.392 munições. Também foram recuperados pelo menos 180 carros roubados e diversos registros importantes ao longo desse período de 2019 até outubro de 2024, que demonstram a importância e a eficácia da atuação desse batalhão de fronteiras”, enumerou.
Ao final de sua fala, o deputado parabenizou os integrantes do Gefron composto, conforme ele lembrou, por vários operadores de segurança. “Tanto de bombeiros militares, policiais civis, policiais militares e colegas policiais penais que, para nós, é uma honra compor e combater a criminalidade. Como policial penal, fico muito feliz de ser presidente da Comissão de Segurança Pública da Aleac e hoje estar fazendo aqui esse pronunciamento na Assembleia em reconhecimento ao trabalho, à sensibilidade e atenção do governo do Estado e do governador Gladson com a segurança pública”, finalizou.
Fonte agencia.ac.gov.br