O Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) está realizando em Cruzeiro do Sul um curso para capacitar atendentes comerciais no atendimento aos consumidores, extensivo também para os gerentes dos cinco municípios que compõem a regional do Juruá.
A supervisora de atendimento em Cruzeiro do Sul, Márcia Costa, disse que o presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, decidiu fazer este ciclo de cursos em todo o estado para que houvesse melhoria no contato com o usuário.
“Quando o atendente está preparado ele saberá conduzir da melhor maneira possível fazendo com que o usuário saia satisfeito e passe a compreender o que está acontecendo em sua residência” – explicou.
O gerente regional do Depasa, José Maria Freitas, conta que o órgão está investindo em duas situações: aumentando a produção de água no estado e investindo na qualificação das pessoas. Ele lembrou que em Tarauacá o governo dobrou a produção de água tratada e em Cruzeiro do Sul está sendo licitada a construção de mais quatro poços.
No ano passado houve concurso público no Depasa, ocasião em que municípios como Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Rodrigues Alves e Mâncio Lima tiveram acrescidos aos seus quadros de servidores, além de operadores, os atendentes comerciais e estes agora estão sendo qualificados.
Bem preparado
Antônio Mesquita trabalha no setor de saneamento há 30 anos, desde os tempos da antiga Sanacre. E ele tem histórias para contar. Há muitos anos um consumidor chegou ao órgão armado e colocou sua arma em cima do balcão, antes de ser atendido. Consumidores irritados que rasgavam o talão de luz era fato corriqueiro, segundo lembra.
Mas ele releva: “Muitas vezes o consumidor está com problemas particulares, junta isso com a reclamação que veio fazer e descarrega sobre nós, os servidores, por isso o servidor precisa estar bem preparado para atender cada vez melhor” – disse.
Mesquita reconhece que hoje o órgão está vivendo um outro momento pois o governo está capacitando o servidor público e dando condições ao órgão para poder atender melhor a população satisfazendo mais ao usuário.
Por Flaviano Schneider