Por Emily Vitoria
É em meio a marteladas e barulho de obra que a esperança de um sistema de saúde mais moderno surge no coração dos feijoenses. O governo do Acre, por meio das secretarias de Estado de Obras Públicas (Seop) e de Saúde (Sesacre), avança na reforma do Hospital Regional de Feijó. Os quase R$ 6 milhões investidos garantirão, além da reforma, uma ampliação no espaço da unidade hospitalar.
Nesta terça-feira, 14, uma equipe da Seop vistoriou a obra que está sendo realizada no primeiro bloco do hospital. No momento, está sendo executada a parte da cobertura, em que a antiga será substituída por telhas metálicas. Paralelamente, também já foram iniciadas as instalações dos serviços hidráulicos e sanitários, para iniciar a área do contrapiso. “Posteriormente já vêm pinturas, esquadrias e finalização desse primeiro bloco, e já partiremos para o segundo”, explicou Raissa Raiele Silva, engenheira civil da Seop.
Para a engenheira, participar de uma obra tão importante para a saúde do Acre é uma realização pessoal. “A experiência de trabalhar com obras da saúde gera aquela satisfação. Saber que essa obra vai trazer melhorias para a sociedade é um ganho gigantesco para todo mundo”, destaca.
Diariamente, o hospital, que oferece serviços de maternidade, atende cerca de cem pacientes que necessitam de atendimento nas mais variadas áreas médicas e ambulatoriais. “Eu quero agradecer ao nosso governo que tem se esforçado para que essa obra possa continuar de uma forma mais acelerada para melhor atendermos a nossa população”, frisa o gerente-geral do hospital, Wirley Moreira.
A reforma da unidade de saúde é um importante passo para o avanço na infraestrutura da saúde da região, proporcionando um ambiente mais aconchegante e moderno para pacientes e servidores. “Os servidores vão poder trabalhar em um espaço mais adequado e, assim, nós vamos poder atender melhor o nosso paciente”, destaca Wirley.
Para o titular da Seop, Ítalo Lopes, trata-se de um importante investimento para o Acre. “Esta é uma obra que beneficia toda a regional, pois o hospital é uma referência no Vale do Tarauacá-Envira. Ressalto o empenho do governo do Acre bem como do governo federal, para que a população possa, ao fim desta reforma, receber atendimento digno e os servidores possam exercer suas funções na Saúde Pública em um ambiente salubre e devidamente adequado”, frisou.