O delegado Fabrício Santos está atuando na segurança do processo eleitoral de 2024 no Vale do Juruá, nas cidades de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Feijó e Guajará. Ele conta que a Polícia Federal (PF) estará com 36 efetivos para garantir segurança e tranquilidade nas eleições e que mesmo antes das eleições já estão lidando com diversos crimes eleitorais.
Segundo o delegado Fabrício, a principal irregularidade identificada até o momento envolve a compra de votos, uma prática que tem sido alvo de várias denúncias na região do Juruá. A PF está recebendo denúncias a cada meia hora, tanto por telefone quanto de forma presencial, e os casos mais robustos estão sendo investigados com base em provas substanciais. “Os crimes mais comuns envolvem a troca de votos por cestas básicas, combustível e até dinheiro”, explica.
Um dos principais casos de crimes eleitorais ocorreu no Guajará, onde a PF cumpriu dois mandados de busca e apreensão na última semana. A investigação, que começou com uma denúncia de compra de votos, evoluiu após a coleta de provas e está sendo supervisionada pela Justiça Eleitoral do Amazonas.
O delegado Fabrício fez um apelo à população para que mantenha a calma e evite envolvimento em práticas ilícitas no dia da eleição. Ele destacou a importância de um pleito transparente e pediu que os eleitores denunciem qualquer irregularidade. “Pedimos muito bom senso e fidelidade no momento do voto, para que tudo ocorra da maneira mais transparente e calma possível”, declarou.
Entre as principais infrações que podem ocorrer no dia da votação estão:
– Compra de votos;
– Distribuição de “santinhos” (material de campanha);
– Transporte irregular de eleitores.
O delegado Fabrício relembrou que veículos autorizados pela Justiça Eleitoral estarão disponíveis para o transporte gratuito dos eleitores no dia das eleições, não havendo necessidade de aceitar caronas oferecidas por terceiros.
Além das denúncias pelo número da Polícia Federal, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza o aplicativo Pardal, uma ferramenta que permite aos eleitores denunciarem, de forma prática e rápida, irregularidades em propagandas eleitorais. Por meio do aplicativo, é possível anexar fotos, vídeos e áudios, para fundamentar as denúncias.
Fonte Jurua24horas