Cruzeiro do Sul, AC, 23 de novembro de 2024 16:52

Defesa Civil do AM envia kits de ajuda a vítimas de cheia no AC e seca em RR

Compartilhe

Foram enviadas 2,5 toneladas de material de higiene e primeiros socorros.
Interior de Roraima, que sofre com seca, receberá 40 caixas d´água.

Mais de 2 toneladas de kits de ajuda humanitária foram enviadas ao Acre nesta terça (3) (Foto: Suelen Gonçalves/G1 AM)
Mais de 2 toneladas de kits de ajuda humanitária foram enviadas ao Acre nesta terça (3) (Foto: Suelen Gonçalves/G1 AM)

A Defesa Civil do Amazonas enviou na manhã desta terça-feira (3) a primeira remessa de ajuda humanitária para Rio Branco, no Acre, que sofre com os efeitos da cheia. Foram encaminhadas aproximadamente duas toneladas e meia em material de higiene, cobertores, kit de primeiros socorros e outros utensílios de uso imediato.

De acordo com o titular da Defesa Civil do Estado, Roberto Rocha, a ação do Amazonas é um suporte ao que o governo do Acre está fazendo pelas vítimas da cheia em Rio Branco. “As ações do governo do Acre são fortes, mas carecem da nossa complementação. Não poderíamos deixar de responder a esse apelo”, comentou.

Três aeronaves devem levar o material ainda nesta semana ao estado vizinho. Segundo Rocha, o Acre não será o único a contar com ajuda do Amazonas. Roraima, cujo interior é atingido por uma seca, também terá suporte dos órgãos estaduais. “Estamos enviando a Roraima 40 caixas d´água, que é justamente para distribuição aos municípios afetados diariamente. Enquanto desse lado tem a exuberância das águas, lá está tendo o exaurimento de recursos hídricos, então vamos colocar as caixas d´água nos municípios de Roraima que não têm recipientes e nem água potável nenhuma. Não adianta nós estarmos com as nossas viaturas lá, nós temos que dar um subsídio”, afirmou.

Rocha confirmou ainda o envio de uma força tarefa a Boca do Acre – sétimo município do AM a decretar situação de emergência. “O volume de água é inerente a essa situação, mas nós estamos preparados, já mandamos uma força tarefa agora pela manhã cedo a Boca do Acre. De sexta para sábado, [deve chegar lá] um barco de grande porte que leva praticamente quase todo o material de ajuda humanitária”, acrescentou.