Cruzeiro do Sul, AC, 18 de maio de 2025 11:08

Curso de boas práticas no atendimento ao turista encerra com aula prática em espaços culturais

Compartilhe

Por

Com o objetivo de capacitar os servidores que atuam em espaços culturais, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), em parceria com a Secretaria de Administração (Sead), realizou o curso de boas práticas no atendimento ao turista em espaços culturais, que finalizou nesta sexta-feira, 16, com uma aula prática em museus e locais históricos da capital.

O curso foi ofertado para servidores de espaços culturais do estado, principalmente da capital Rio Branco, onde o curso é sediado. A aula prática aconteceu em diversos locais: Memorial dos Autonomistas, Casa do Artesanato Acreano, Mercado Velho e Museu dos Povos Acreanos, onde os alunos tiveram oportunidade de conversar com funcionários desses locais e observar como é feita a recepção ao turista.

Curso encerrou com aula prática em visitas a espaços culturais. Foto: Maria Fernanda Arival/Sete

Para o diretor de Turismo da Sete, Jackson Viana, a conclusão desse curso é uma conquista para o turismo. “Nós sabemos que em Rio Branco o turismo histórico cultural é um dos segmentos do turismo que são mais fortes e esses espaços culturais precisam estar preparados para recepcionar esses turistas. Com a adesão dessas instituições que cederam seus servidores, como a FGB, FEM, SDTI e Semeia, foi muito importante para que a gente conseguisse transmitir a eles quais são as práticas que são positivas na recepção do turista, o que o turista quer saber e o que ele procura quando vai até um espaço como esse. Foi uma semana muito produtiva que encerrou agora com a aula prática, para que eles tivessem essa percepção na prática como recepcionar o turista”, explica.

Bruno trabalha no Memorial dos Autonomistas, em Rio Branco. Foto: Maria Fernanda Arival/Sete

Bruno Alves, que trabalha no Memorial dos Autonomistas, explica que o curso ofereceu o conhecimento de como atender o público, tanto nativos como estrangeiros. “Durante toda essa semana, a gente aprendeu muito mais do que a gente tem que aprender. É uma alegria imensa participar do curso e, claro que temos experiência, mas conhecimento é tudo”, diz.

Adalgisa Bandeira ministrou o curso para servidores. Foto: Maria Fernanda Arival/Sete

Segundo Adalgisa Bandeira, mestre em Turismo e chefe da Divisão de Promoção e Destinos Turísticos, que ministrou o curso, durante os cinco dias os alunos puderam ter acesso a atualizações sobre o turismo. “Nós falamos também do Sistur [Sistema de Turismo], quem compõe a cadeia produtiva do turismo. Entramos nos quesitos da hospitalidade, do bem receber, as técnicas para fazer um bom atendimento, além de falar sobre resolução de situações de conflitos. Hoje houve uma aula prática, onde fomos em espaços históricos, tanto para entrarmos em contato com a história do lugar, como conversar com os servidores dos espaços”, ressalta.

plugins premium WordPress