Cruzeiro do Sul, AC, 20 de abril de 2025 18:43

Curso básico de inteligência penitenciária é realizado no Acre

Compartilhe

Por  Crislei Souza

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), por meio da Escola do Servidor Penitenciário, em conjunto com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), realiza o 1º Curso Básico de Inteligência Penitenciária, em Rio Branco, entre os dias 20 e 24 de novembro.

Participam da qualificação 31 policiais penais e mais nove profissionais de outras forças, como da Polícia Militar, Polícia Civil, Exército, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Polícia Federal (PF), Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Alunos e autoridades durante o curso. Foto: Antônio Moura/Iapen

A atividade é coordenada pelo chefe da Divisão de Operações de Inteligência Penal da Senappen, Sérgio Medeiros, e conta com a instrução dos policiais penais federais Vicente de Paulo e João Victor Dias. Segundo Sérgio, o curso foi pensado como forma de estreitar os laços da inteligência penitenciária com todos os órgãos participantes da Segurança Pública, além de capacitar, reforçar a produção de conhecimento e a interação das agências de inteligência no combate ao crime organizado.

Policiais terão 5 dias de curso. Foto: Antônio Moura/Iapen

Vale destacar que o curso é o primeiro realizado em todo o país. Alexandre Nascimento explicou que o trabalho da inteligência é um processo que já faz parte da rotina da Polícia Penal, e que visa assessorar na tomada de decisões. Além de tudo, esse momento trará uma consciência situacional para os profissionais das vantagens com utilização desse conhecimento adquirido.

Fonte agencia.ac.gov.br

plugins premium WordPress