Cruzeiro do Sul, AC, 21 de setembro de 2024 03:48

Cruzeiro do Sul monta sala de monitoramento e restabelece sistema 193 do Corpo de Bombeiros

Compartilhe

Por Gledisson Albano

Diante da iminente alagação do Rio Juruá, que já se aproxima da cota de transbordo de 13 metros, as autoridades de Cruzeiro do Sul se mobilizaram para montar uma sala de monitoramento na sede da Defesa Civil Municipal, onde estão reunidos o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a prefeitura e outras instituições. O objetivo é acompanhar em tempo real a situação do rio e das áreas de risco, coletar dados e coordenar as equipes que estão atuando na prevenção e no socorro às famílias afetadas.

O comandante do Corpo de Bombeiros em Cruzeiro do Sul, capitão Josadac Cavalcante, explicou que o Rio Juruá continua subindo, tanto na cidade quanto nas cabeceiras dos principais afluentes, como Marechal Tamatugo e Porto Walter, onde há previsão de mais chuva. Por isso, ele disse que é preciso se antecipar e se preparar para o pior cenário.

“Estamos monitorando o alto Juruá, a informação que temos é que ainda está subindo em Marechal Tamatugo, em Porto Walter também e aqui também continua subindo, já chegando próximo da cota de transbordamento. Então o Corpo de Bombeiros, juntamente com a Defesa Civil Municipal, já tem se antecipado a essa situação, desde ontem já instalamos aqui o Posto de Comando na Defesa Civil para que nós consigamos fazer esse monitoramento, fazer a coleta dos dados e também empregar as equipes a partir aqui do Juruá”, disse o capitão.

O posto de comando funciona com o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), que permite gerenciar o pessoal que está sendo empregado na operação, tanto na parte operacional quanto na parte administrativa, além de verificar a quantidade de chuva que está prevista e que está caindo nas cabeceiras dos rios. O capitão Cavalcante informou que o posto de comando também conta com o sistema 193, uma plataforma digital que permite o registro e o acompanhamento das ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros, bem como a comunicação entre as equipes e a população.

“O sistema 193 também vai estar aqui dentro do posto de comando, já foi restabelecido ontem, já voltou a funcionar, uma fibra ótica tinha sido rompida, mas a equipe de manutenção já conseguiu restabelecer o sistema e ele vai estar exatamente aqui dentro do posto de comando também para facilitar a distribuição dessas ocorrências que forem chegando”, afirmou o comandante.

Ele disse ainda que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil já estão preparando as escolas para onde as famílias que moram em áreas alagadas serão levadas. Ele disse que as estações serão instaladas em escolas, igrejas e ginásios, e que contarão com apoio de outras instituições, como a secretaria de saúde, a assistência social, o Exército e a Polícia Militar.

“Estamos nos preparando para o pior cenário, mas esperamos que não seja necessário. Pedimos à população que fique atenta aos avisos da Defesa Civil, que evite permanecer em áreas de risco e que acione o Corpo de Bombeiros pelo 193 em caso de emergência. Estamos trabalhando para garantir a segurança e o bem-estar de todos”, concluiu o comandante.