Cruzeiro do Sul, AC, 14 de novembro de 2024 01:33

Cruzeiro do Sul iniciou a 6ª Conferência Municipal da Saúde

Compartilhe

Por Assessoria de Comunicação

Os assentos do Teatro dos Náuas, com capacidade para mais de 500 pessoas, não foram suficientes para acomodar todo o público que compareceu para a abertura da 6ª Conferência Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul, na noite desta terça-feira (21). Foi necessário a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizar mais cadeiras alternativas para que todos que compareceram pudessem estar bem confortáveis para discutir propostas e apontar metas para melhorias do sistema de saúde do município, no evento que se encerra na tarde desta quarta-feira (22),   

Com exceção do prefeito Zequinha Lima, que cumpre agenda de trabalho em Rio Branco, e do vice-prefeito Henrique Afonso, que também estava em outra missão, os gestores de todas as secretarias municipais e servidores (grande maioria da saúde), e  outros representantes da prefeitura se fizeram presentes. Também teve a participação da Câmara Municipal, do Ministério Público, da forças armas e órgãos de segurança, de estudantes das universidades públicas e privadas, do Conselho Municipal de Saúde, de sindicatos da categoria e de demais setores da sociedade civil organizada.
Durante os dois dias de encontro, diversos temas serão colocados em pauta para que sejam avaliadas ações que já está sendo executadas e apontar novos caminhos para que a atenção básica de saúde do município e as unidades de atendimento médico mais avançado possam se tornar ainda mais eficiente em suas operações.
O tema do encontro é: “Garantir direitos e defender o Sistema Único de Saúde (SUS), a vida e a democracia”. Ao declarar a aberta a conferência, a secretária municipal de saúde, Valéria Lima, fez uma prestação de contas das ações da gestão municipal. Segundo ela, Cruzriro do Sul já é reconhecido como um município que cumpre todas as metas dos programas disponibilizados pelo SUS, mas que se torna necessária a participação da sociedade para traçar os novos caminhos a serem seguidos para que a saúde possa atender da forma mais adequada as todos que dependem do Sistema Único de Saúde.
“Com a dedicação de nossos servidores, estamos sempre alcançando os melhores resultados em nossas ações. Nosso município tem sido o que primeiro atinge as metas nas campanhas de vacinação e o que mais vacina, ampliamos de forma substancial nossa capacidade de atendimento, nossas equipes de saúde estão sempre presentes de maneira em todas as comunidades rurais, urbanas e ribeirinhas, inclusive naquelas de difícil acesso, conseguimos reforçar, climatizar e estruturar a grande maioria das unidades básicas de saúde e continuamos com as obras para deixar todas bem estruradas de maneira que, temos cumprido com todas as metas que são determinadas pelo SUS. No entanto, sabemos que é importante ouvirmos toda representação popular para que as pessoas possam garantir seus direitos. Foi através das conferências que surgiram a saúde mental, a saúde do trabalhador e outras formas de atenção à saúde. Aqui surgem as propostas para levarmos à Conferência Nacional”, destacou Valéria.
Além de definir metas e apontar novos caminhos para o setor da saúde, a conferência também serve como um espaço para aprendizado. Um grande úmero os alunos de enfermagem e medicina das universidades do município compareceram ao evento com a finalidade de contribuir com os debates, mas também de aprofundar os conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde.
“Para o ITPAC de Cruzeiro do Sul é muito importante participar desse momento, principalmente para o nosso curso que é muito balizado nos preceitos do Sistema Único de Saúde que é o maior empregador de médicos. Então, desde os primeiros momentos eles participam para conhecer o SUS e acompanham as ações para poderem entender e prestar um atendimento de qualidade à população”, disse Leonardo Rodrigues, diretor do ITPAC, a única faculdade particular de medicina do município.
“A conferência de saúde é  uma forma de escutar a sociedade sobre suas necessidades de saúde e a partir do relatório dessas conferências serão elaboradas políticas públicas que vão dar respostas à essas necessidades que a população indicou”, falou o professor da Ufac, Marcelo Siqueira, que é um dos palestrantes do evento.
A médica infectologista Suine Negreiros também avalia que a conferência será fundamental para aperfeiçoar a execução do programas do Sistema Único de Saúde.
“Fico feliz em estar participando desse evento, não apenas como médica, mas também como professora e formadora de novos profissionais para mostrarmos a importância e o valor que tem o SUS para nossa sociedade”, destacou Suiane.