Inaugurada no Distrito Industrial há poucos dias já está em operação em Cruzeiro do Sul uma usina de massa asfáltica instantânea, que, por suas propriedades, deverá revolucionar o asfaltamento de ruas em municípios e comunidades isoladas.
Produzido segundo as normas do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT), o asfalto será usinado no Distrito industrial e colocado à venda em sacos de 25 kg ou a granel e pode ser aplicado a frio. Para a aplicação não é necessário nenhum equipamento especial ou outro aditivo. Pode ser utilizado mesmo debaixo de chuva ou em dias de calor extremo, com aderência garantida.
Com estas propriedades, o asfalto é ideal para tapa-buracos e conserto de ruas e ainda para uso doméstico em rampas de garagens calçadas, etc.
Conhecido pela implantação do Laboratório de Análises Clínicas Labsul, o melhor do Acre, em Cruzeiro do Sul, o empresário José Luiz Batista foi quem trouxe a franquia da empresa ‘Único Asfaltos’ para o município. O Acre era o único estado da Federação que ainda não tinha o produto.
Segundo Batista, o produto deverá ser comercializado em todo o estado e outras regiões da Amazônia. “O Acre era carente deste empreendimento. É uma opção de acesso e socialização do asfalto, com facilidade para ser levado a municípios e comunidades isoladas. Este tipo de asfalto é amplamente utilizado na Europa e Estados Unidos” frisou.
O engenheiro Jorge Coelho, proprietário da marca, explica que a região de Cruzeiro do Sul tem a matéria –prima ideal para a fabricação da massa asfáltica: “É uma areia rica em sílica que dá um encaixe granulométrico perfeito. Depois de um ano e meio de pesquisas em São Paulo chegamos ao mix ideal” – disse.
Por Flaviano Schneider