Cruzeiro do Sul, AC, 23 de novembro de 2024 18:39

Cruzeiro do Sul envia 5 toneladas de donativos para Rio Branco

Compartilhe

Doações foram feitas por órgãos públicos, empresas e comunidade.
Donativos devem chegar à capital acreana até o fim de semana.

Órgãos e comunidade se reuniram para mandar donativos à capital acreana (Foto: Tacita Muniz/G1)
Órgãos e comunidade se reuniram para mandar donativos à capital acreana (Foto: Tacita Muniz/G1)

O Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, distante 648 quilômetros de Rio Branco, vai levar à capital acreana ao menos 5 toneladas de donativos. As doações, arrecadadas por empresas, órgãos públicos e comunidade, devem chegar até o fim de semana. Os donativos serão distribuídos entre as famílias atingidas pela cheia histórica do Rio Acre, em Rio Branco.

“São pessoas que precisam de ajuda, por isso, mobilizamos a comunidade para que se sensibilizassem e ajudassem os atingidos pela cheia em Rio Branco”, destacou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Marcelo Araújo.

Enchente histórica
Nesta segunda (9), foi lançada uma mega operação de limpeza nos 53 bairros atingidos pela enchente histórica do Rio Acre em Rio Branco. I ntegram o Plano Emergencial de Limpeza Pós-Alagação 30 equipes com 330 homens, 273 operadores e 280 equipamentos. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).

A enchente histórica do Rio Acre afetou 900 ruas e um total de 24.713 edificações. A cheia desabrigou ainda 10,4 mil pessoas e atingiu direta ou indiretamente mais de 87 mil.

Por causa da ação de limpeza nos locais atingidos, alguns bairros de Rio Branco passam por sistema de rodízio de água. A medida emergencial faz parte do Plano de Apoio para retorno das famílias às suas residências e será adotada até o próximo sábado (14).

Seis ruas no Centro da capital, a Quarta Ponte, e a ponte Coronel Sebastião Dantas, interditadas durante a cheia, foram liberadas e o trânsito voltou a fluir normalmente. A energia em várias localidades também começou a ser restabelecida.

Calamidade pública
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) reconheceu no dia 4 o estado de calamidade pública por rito sumário para as cidades de Rio Branco e Brasileia. Com isso, as ações de resposta devem ser feitas com mais agilidade. A portaria foi publicada no “Diário Oficial da União” do dia 5.