Uma solenidade no Teatro dos Náuas no final da tarde da última sexta-feira (01) marcou a formatura da 8ª Turma de Bombeiros Mirins, projeto do Corpo de Bombeiros do Acre iniciado em Cruzeiro do Sul em 2010 que já contempla 1.500 adolescentes no Estado e proporciona aos adolescentes noções de cidadania num trabalho preventivo contra a violência, a criminalidade e o uso de drogas.
Na 8ª Edição do Projeto Bombeiro Mirim em Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima foram atendidos 160 adolescentes que receberam noções básicas e treinamento de natação utilitária, noções de mergulho, salvamento em poço, rapel, incêndio florestal, combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, palestras e acampamento de selva, além de curso da língua Espanhol e participação nos programas Viver Ciência e Quero Paz.
Na formatura desta sexta-feira participaram 120 jovens de Cruzeiro do Sul e 40 de Mâncio Lima – alunos das escolas públicas – que estiveram sob a coordenação das Soldados BM Taíla e Taís que desenvolveram os treinamentos e capacitações com apoio de militares do 4º Batalhão de Educação, Proteção e Combate a Incêndio Florestal (4º BEPCIF),comandado pelo Capitão BM Rômulo Barros.
Os Bombeiros Mirins fizeram uma apresentação de guarda unida e uma bela encenação na execução do Hino do Acre e depois do juramento receberam seus diplomas das autoridades presentes. O comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Acre, Coronel BM Batista, destacou que o projeto Bombeiro Mirim atende 1.500 adolescentes em todo o Estado e agradeceu a confiança dos pais e mães e os profissionais do 4º BEPCIF.
“Iniciamos esse projeto em Cruzeiro do Sul em 2010 com pouco mais de 40 jovens. Com o apoio do governador Tião Viana agora já está implantado em todo o Estado e atende 1.500 jovens. Vamos aumentar ainda mais esse projeto porque ele garante um aprimoramento e um aprendizado que vai valer para toda vida deles e também beneficia os seus familiares. São conhecimentos que salvam”, disse.
Ao afirmar que os conhecimentos repassados aos bombeiros mirins podem salvar vidas o comandante Geral destacou que no mês de Julho deste ano em Brasileia, no bairro José Braúna, o bombeiro mirim Willian Vitório Frotas, 12 anos, se viu numa situação delicada de sua vida e teve que socorrer o irmão de oito meses que se engasgou com próprio alojo no momento que acabava de ser alimentado pela avó que estava desesperada.
Vitorio, então, colocou em prática parte dos conhecimentos de primeiros socorros recebidos durante a formação para salvar a vida do irmão e conseguiu tirar a secreção do nariz dele que voltou a respirar. Outro salvamento que o pequeno bombeiro mirim pode se orgulhar foi realizado na Bolívia quando ele fez o resgate de uma criança que estava se afogando na piscina e representou um momento de superação para Vitório que antes da formação não sabia nadar.
O Secretário de Segurança do Estado, Emylson Amorim, prestigiou a solenidade no Teatro dos Náuas e destacou que o Projeto Bombeiro Mirim é preventivo contra a violência e a criminalidade e também o uso de drogas e o governo do Estado e o Corpo de Bombeiros tem o projeto como prioridade e um grande passo para a cultura de paz da juventude e que os alunos que participaram multiplicarão os ensinamentos aprendidos.
“O governo do Estado com esse projeto está plantando para colher mais na frente para que não se tenha que prender e cuidando da vida de jovens e adolescentes para que levem a mensagem do Bombeiro Mirim para tantos outros. O que eles aprenderam vão ser multiplicadores e alimenta também seus sonhos de profissional porque muitos deles vão seguir carreira utilizando os valores éticos e morais introjetados nos treinamentos que serão úteis para suas vidas e para salvar outras como já aconteceu”, avaliou o secretário.
No encerramento da solenidade os Bombeiros Mirins participaram do tradicional “batizado de água” uma homenagem do Corpo de Bombeiros aos adolescentes que concluíram o projeto.
Por Elson costa