Há cerca de duas semanas, em Cruzeiro do Sul, ocorreu o afogamento de um jovem no Igarapé Preto, em decorrência desta situação, autoridades perceberam a necessidade de guarda-vidas nos balneários da região . O Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul em parceria com a Prefeitura estão organizando a contratação de guarda-vidas para prevenir afogamentos nos principais balneários da cidade.
De acordo com a comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, Daniela Marques, as autoridades estão trabalhando para aumentar a presença de profissionais capacitados nos balneários com maiores riscos. “No decorrer da semana houve reuniões de alinhamento entre os gestores dos estados municipais e outras áreas, né, a fim de responder, de planejar e executar a contratação desses guarda-vidas efetivo para fazer essas prevenções nos principais balneários daí do município de Cruzeiro do Sul.” afirmou a comandante.

Além disso, o Corpo de Bombeiros tem se concentrado na capacitação de civis para atuar como guarda-vidas. No ano de 2023 e 2024, um número significativo de novos profissionais foi formado. “Nós formamos vários guarda-vidas. E hoje temos 35 guarda-vidas civis aptos a serem contratados. Em toda a regional do Jura, contabilizamos 81 guarda-vidas, contando com os formados em Porto Walter, Thaumaturgo e também militares do Exército. Portanto, temos profissionais aptos e prontos para serem contratados”, ressaltou Daniela.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, a atuação preventiva de guarda-vidas pode evitar até 90% dos casos de afogamento. “A nossa responsabilidade é isolar, sinalizar os pontos mais críticos de um balneário. Ela ainda ressalta que a presença desses profissionais é essencial para a redução de afogamentos no município. “Para dar uma resposta imediata, o Corpo de Bombeiros foi acionado para que pudéssemos fazer a questão de prevenção no local. Todavia, como mencionei, já está em andamento a contratação de guarda-vidas que ficarão permanentes lá. Essa contratação acontecerá pela gestão municipal”, explicou o comandante.
Além das ações de prevenção, o Corpo de Bombeiros também intensificou as fiscalizações nos balneários durante o último final de semana. Uma operação foi realizada em oito balneários, na qual quatro deles eram privados e familiares, e alegaram não possuir condições de contratar guarda-vidas. Os outros quatro foram intimados a comparecer ao batalhão para regularizar a contratação dos profissionais de salvamento. “Não foi encontrado em nenhum desses balneários a presença de guarda-vidas, o que é exigido. É nossa responsabilidade fazer essa fiscalização e intimar os responsáveis”, afirmou o comandante.
Fonte Juruá24horas