Na última quinta-feira, 23, por volta das 18 horas, o Corpo de Bombeiros foi acionado para combater um incêndio em um terreno baldio localizado na rua Tavares de Lira, no bairro AABB, em Cruzeiro do Sul. As chamas ameaçavam residências próximas, mas a guarnição conseguiu controlar o fogo antes que ele causasse maiores danos.
O comandante do Corpo de Bombeiros, Josadaque Cavalcante, informou que este foi o 36º incêndio em vegetação registrado em Cruzeiro do Sul somente neste ano de 2024. Ele destacou que a tendência é que esses incêndios aumentem durante o verão amazônico.”Os primeiros incêndios foram basicamente restritos a queimadas de resíduos e de menores proporções, mas agora, com o início do verão amazônico, estamos atendendo mais essas ocorrências”, explicou.
Cavalcante aproveitou para orientar a população sobre os cuidados necessários durante essa estação. Ele recomendou que as pessoas evitem queimar lixo nos quintais, tocar fogo em terrenos baldios e legalizem as queimadas em plantações rurais. “A gente sabe que nesse período essas ocorrências se intensificam, o que acaba prejudicando a qualidade do ar e afetando a saúde pública da sociedade. Portanto, o corpo de bombeiros estará reforçando as atividades de resposta com o apoio do governo federal e estadual”, disse.
Além disso, o comandante mencionou que todas as unidades do Acre serão fortalecidas para enfrentar o aumento de ocorrências, e que o atendimento será expandido para outros municípios do Juruá, como Rodrigues Alves. No ano passado, foram atendidas 570 ocorrências desse tipo, ressaltando a importância do apoio da população para prevenir incêndios e proteger a saúde e o meio ambiente.
O que a população pode fazer para cooperar:
Em casa:
- Seja consciente: Evite fumar em áreas florestadas ou próximo a elas. Apague completamente as fogueiras antes de sair do local.
- Mantenha sua propriedade limpa:Remova materiais inflamáveis como folhas secas, galhos e lixo do seu quintal.
- Elabore um plano de fuga: Tenha um plano de como você e sua família sairão de casa em caso de incêndio.
- Esteja preparado: Tenha um extintor de incêndio em casa e saiba como usá-lo.
Na sociedade:
- Denuncie: Se você vir um incêndio, notifique as autoridades imediatamente.
- Participe: Participe de campanhas de conscientização sobre prevenção de incêndios em sua comunidade.
- Seja voluntário: Ajude a limpar áreas públicas e remover materiais inflamáveis.
- Fique informado: Mantenha-se atualizado sobre os riscos de incêndios florestais em sua região.
Fonte Juruá Online