O coordenador do Centro de Tratamento de Interação Sensorial (Centrin) de Cruzeiro do Sul, o médico Aldemar Cândido, mais conhecido como Dr. Mazinho participou de uma conferência mundial sobre autismo e os avanços da ciência no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O evento foi promovido nos dias 2 e 3 de agosto na Califórnia (EUA). Atualmente, o Centrin atende 65 famílias de crianças autistas, sendo pioneiro no Acre e em Rondônia.
Na Califórnia, Dr. Mazinho esteve ao lado de grandes pesquisadores, como o biólogo e neurocientista, Alysson Muotri, que lidera uma equipe responsável pelos estudos mais avançados no que se refere a cura do autismo.
Mazinho também conheceu Gustavo Teixeira, psiquiatra infantil, ícone mundial no tratamento do transtorno do espectro autista. Outro palestrante foi o psicopedagogo Lucelmo Lacerda, que é especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
“Alysson através da engenharia genética desenvolveu mini cérebros autistas e os estuda observando seu crescimento, comportamento e ao mesmo tempo testa drogas com intuito da reversão do autismo”, explica Mazinho.
Na oportunidade, o médico cruzeirense apresentou o caso de uma criança autista com um transtorno neurológico genético raríssimo.
“Esse transtorno está diretamente ligado ao autismo, mas o interessante é que esse é o segundo caso catalogado no segundo mundo. Entreguei para o Dr. Alysson todos os exames que comprovam a existência dessa patologia rara em Cruzeiro do Sul. Ele recebeu com muito carinho e se prontificou a estudar com mais detalhes. Assim que ele tiver alguma novidade, vai entrar em contato comigo”, destaca Mazinho.
Referência na Região Norte do país, o Centrin transformou a vida das famílias com crianças autistas. Além do apoio da ONG Blue Angel, a entidade conta com a total parceria da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, tendo como incentivador pessoal o prefeito Ilderlei Cordeiro.
Por: Assessoria