Por Assessoria de Comunicação
A Representação da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Coordenação de Ensino e da Coordenação do Programa Caminhos da Educação do Campo, iniciou nesta quarta-feira, 12, no prédio da UFAC, Projeto Rondon, uma formação para professores do campo, lotados em escolas de que estão com as aulas marcadas para iniciar no próximo dia 17.
“A atividade terá a duração de dois dias e atenderá aos professores da zona rural com orientações, reflexões visando também levar uma educação de mais qualidade aos alunos que estão nas escolas de difícil acesso”, explicou Rocinete Santos coordenadora de ensino da representação da SEE em Cruzeiro do Sul.
A formação terá duração de 20 horas. Participaram das atividades 55 professores. Entre os objetivos da formação, está a capacitação dos professores para atender aos alunos das escolas do campo que ofertam o ensino regular, seja do ensino fundamental anos iniciais e finais e do médio.
“Esse é um momento em a equipe de Ensino do Núcleo de Educação visa contribuir com o trabalho do professor na prática para que eles cheguem às comunidades levando todo o conhecimento, mas também buscando se aproximar daquela comunidade a qual ele ficou de realizar o trabalho”, acrescentou Rocinete.
Os professores que trabalham no Programa Caminhos da Educação do Campo também receberam orientações sobre os principais pontos pedagógicos da educação do campo e informações a acerca dos instrumentos utilizados para se chegar a uma educação de qualidade e assertiva mesmo em locais de difícil acesso ou nem turmas multisseriadas.
“É um momento ímpar, estamos nos preparando para receber os nossos alunos, nas nossas escolas que são de fácil acesso, são campo, mas são de fácil acesso, são escolas que ficam às margens da BR-364, algumas escolas no Ramal. Estaremos fazendo esse processo formativo em duas etapas, primeira etapa dessas escolas, que iniciam na segunda-feira, 17.Já em maio vamos fazer para os professores das escolas dos ramais e dos rios que iniciam o ano letivo no dia 22 de maio”, contou Elane Braga coordenadora do Programa Caminhos da Educação do Campo.