Cruzeiro do Sul, AC, 25 de novembro de 2024 02:53

Cooperativas cruzeirenses celebram resultado positivo da Expoacre

Compartilhe
Móveis agora estão expostos na Feira do Novenário, em Cruzeiro do Sul (Foto: Onofre Brito)
Móveis agora estão expostos na Feira do Novenário, em Cruzeiro do Sul (Foto: Onofre Brito)

As cooperativas do Juruá que participaram da Expoacre, em Rio Branco, comemoram os bons resultados obtidos com a exposição, venda e encomenda de seus produtos.

Apoiadas pela Secretaria de Desenvolvimento Florestal da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), as cooperativas estiveram presentes nas nove noites da feira.

A Cooperbiscoitos, que fabrica os famosos biscoitinhos de goma Vó Didi, vendeu toda a produção encaminhada a Rio Branco. Além das biscoiteiras, participaram os moveleiros, que são representados pela Cooperativa Arte na Floresta, os produtores de farinha representados pela Central das Cooperativas, a Cooperfarinha e pela Camprucsul, e os agricultores de Marechal Thaumaturgo, pela Coopersonhos, cujo produto principal é o feijão.

Germano Gomes: “Resultados positivos para as cooperativas” (Foto: Onofre Brito)
Germano Gomes: “Resultados positivos para as cooperativas” (Foto: Onofre Brito)

Germano da Silva Gomes, presidente da Central de Cooperativas, que acompanha a participação do Juruá na Expoacre desde 2005, avaliou como “muito positivos” os resultados deste ano.

Ele cita uma curiosidade: todos os produtos das cooperativas começam com a letra f: farinha com coco, farinha comum, farinha de tapioca, farinha grossa e feijão – tudo do jeito que o acreano gosta.

Gomes salienta que todos os produtos foram bem vendidos, além de os produtores terem sido sondados até por empresários de outros Estados, interessados em importar farinha.

Moveleiros: o sucesso de sempre

"Para todos os cooperados os resultados foram bons"(Foto: Onofre Brito)
“Para todos os cooperados os resultados foram bons”(Foto: Onofre Brito)

Segundo o representante da Sedens em Cruzeiro do Sul, Gontran Neto, para todos os cooperados os resultados foram bons. Ele conta que sempre foi preocupação do governo fomentar a comercialização dos produtos regionais. Com esse objetivo, foi aberta, há cerca de dois meses, uma loja no parque industrial para expor e vender os móveis.

Denominado “showroom”, o espaço tornou o parque mais visitado e melhorou a comercialização dos produtos. O sucesso com as vendas incentivou os moveleiros a também abrirem seu “showroom” em feiras e festas, como vem acontecendo.

No momento, os móveis estão expostos na Feira do Novenário, que começou na quarta-feira, 5, e vai até o dia 15.