O Conselho Estadual de Entorpecentes do Acre (Conen/AC) realizou na tarde desta sexta-feira, 26, uma palestra de orientação no abrigo dos imigrantes haitianos e senegaleses. A atividade faz parte do calendário de ações da Secretaria de Estado de Segurança Pública durante o Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas.
O foco da ação é mostrar os males que as drogas causam aos cidadãos e orientar os imigrantes a não fazerem uso dessas substâncias ilícitas, bem como não se deixarem levar pela tentação de praticar o tráfico.
“Estamos mostrando a eles que os mesmos estão sujeitos a serem convidados por traficantes para fazerem uso de alguma substância, seja cocaína ou maconha, e até mesmos induzidos a entrarem no mundo do tráfico de dragas. Nossa orientação é que evitem ao máximo para que sua situação não se complique no Brasil”, disse Mário Helder Lima, presidente do Conen/AC.
Mario Hélder diz ainda que os imigrantes por estarem em uma situação vulnerável, longe da família e, em alguns casos, necessitados de dinheiro, se tornam presas fáceis dos traficantes para serem mulas. O objetivo da Segurança Pública é orienta-los, através de palestras para não enveredarem por esse caminho.