Cruzeiro do Sul, AC, 26 de novembro de 2024 06:27

Comunidades do Alto Rio Tarauacá estão recebendo atendimento da Unidade Fluvial de Saúde.

Compartilhe
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

As comunidades do Alto Rio Tarauacá receberão serviços de saúde e cidadania da Unidade Fluvial de Saúde, Pe. Humbert Grossheim em Tarauacá, em parceria com o Governo e Prefeitura que prossegue até o dia 27 de Abril, com encerramento na comunidade Estirão da Cruz. Assim como acontece desde o inicio da atual gestão, está sendo o terceiro ano consecutivo que serviços de saúde, cidadania e esporte com toda esta estrutura que é oferecido na comunidade, pela a Prefeitura de Tarauacá.

Até o momento foram beneficiadas as comunidades Minas, Apudir e aldeia Água Viva. Dentre os serviços e profissionais oferecidos estão médicos, dentistas, assistente social, psicólogo, secretários e assessores municipais, acompanhamento e cadastramento do Bolsa Família, entrega de benefícios, dentre outros atendimentos sociais.

Na sexta-feira (22), iniciaram-se  os trabalhos na aldeia Água Viva onde moram mais de 400 índios da etnia Kaxinawá. O percurso até o local só é possível pelo rio e receberam todos os serviços, inclusive, foi realizado um torneio de futebol na aldeia;  quem fez questão de participar da ação foi o prefeito e médico, Rodrigo Damasceno, acompanhado do vice Chagas Batista e dos vereadores José Sidenir e Cacique Nasso.

No sábado (23), a embarcação chegou à comunidade do Minas e adjacentes, o atendimento durou todo o dia e foi realizado na Igreja de Madureira, onde esteve presente a maior perte da comunidade e também do Deputado Federal, Sibá Machado, do Secretário Estadual de Direitos Humanos, Nilson Mourão, Secretário de Educação, Carlos Gomes, Secretário de Promoção Social, Antônio Araújo e da Vereadora Maria que fizeram questão de participar das ações em todas as comunidades inseridas no cronograma.

“Queremos desde já agradecer e parabenizar todo o empenho e apoio do prefeito, do vice, dos secretários, assessores, profissionais em saúde, ação social, por essas ações, pois é uma maneira de oferecer e dar oportunidade aos que precisam. O Prefeito Rodrigo está de parabéns”, finalizou a vereadora, Maria José.

“Fico feliz em ver todos os moradores e produtores dessa e das demais comunidades serem beneficiadas com essas ações que estão sendo desenvolvidas pelas equipes das secretarias municipais de saúde e ação social”, concluiu o líder do governo, José Sidenir.

Para o Deputado Federal, Sibá Machado que destinou mais de R$ 2 milhões de reais em emendas para o município,  o sucesso das ações realizadas nas comunidade ribeirinhas é fruto da parceria da Prefeitura com Governo do Estado, Federal e parlamentares. “Parcerias fazem o sucesso desta ação”, diz o Deputado Federal Sibá Machado.

Já no domingo, 24, a Unidade Móvel de Saúde beneficiou as comunidades do Apudir, Pacujá, Penedo e Marona. O vereador Manoel Monteiro se integrou a equipe e foi recepcionado com muito carinho pelas famílias ribeirinhas.

Para a produtora Luzia de Souza, moradora da Comunidade Pacujá, receber depois de anos de espera, o cartão do Bolsa Família é uma alegria imensurável, além da consulta médica. “Não precisamos mais ir até a cidade em busca de assistência médica. Participou meu esposo, meus cinco filhos e meus netos. Sair daqui até a cidade é muito dificultoso, mas graças às ações de saúde na zona rural minha família recebeu assistência médica aqui na comunidade, além de receber o meu benefício que há mais de quatro anos esperava”, revelou a comunitária.

 “É um conjunto de ações que leva saúde e cidadania e a gente fica feliz em saber que está tendo uma resposta da população, porque a comunidade aqui do Alto Rio Tarauacá está comparecendo de forma maciça e isso é muito bom”, destacou o vice-prefeito, Chagas Batista.

De acordo com o Secretário de Assistência Social, Antônio Araújo, os moradores da Zona Rural precisam ter uma assistência especial. “Nas comunidades do Rio Tarauacá, os atendimentos realizados superaram nossas expectativas, e os moradores desta região estão dentro dos critérios das assistências. É muito gratificante estar nestas comunidades, ser bem recebido e levar atendimentos para essas pessoas que tanto precisam. Essa é a maior recompensa”, comentou o Secretário.

“Nosso trabalho é levar serviços de Educação, agregado a saúde e cidadania até as comunidades mais distantes e também facilitar o acesso do pacientes na rede pública. Não importam as dificuldades que tenhamos que enfrentar para chegar até essas populações”, explicou o Secretário de Educação, Carlos Gomes.

“Nossa administração tem buscado fazer uma gestão próxima da população, trazendo os serviços de saúde e atendimento social até as comunidades. Isso ameniza até os gastos que os agricultores teriam que fazer com passagens. Este projeto veio para trazer mais saúde e cidadania aos moradores das localidades mais distantes”, disse o Prefeito e médico Rodrigo Damasceno sobre as ações da Unidade Fluvial de Saúde, que vem atuando de forma positiva em relação às populações ribeirinhas de Tarauacá, e, que não tem medido esforços para levar cidadania às comunidades mais distantes.

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Por: Eduarda Moura.

Com informações da Assessoria de Tarauacá.