Cruzeiro do Sul, AC, 23 de novembro de 2024 07:35

Comunidade do Cazumbá é finalista do prêmio nacional PRONATEC Empreendedor

Compartilhe
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Curso de formação inicial e continuada que impulsionou a instalação de uma indústria beneficiadora de açaí na Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema, em Sena Madureira, é finalista do Prêmio Nacional Pronatec Empreendedor do SEBRAE.

O projeto inscrito foi o da agroindústria de açaí que funciona há quase dois meses na Reserva Extrativista Cazumbá Iracema. O empreendimento que beneficia polpa de açaí surgiu na sala de aula do curso de Açaicultor, ofertado pelo Instituto Federal do Acre, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo – Pronatec-Campo, que certificou 28 moradores da RESEX.

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A ideia que surgiu com a capacitação virou projeto e o presidente da Associação, senhor Aldeci Cerqueira Maia – conhecido como seuNenzinho – juntou forças como chefe do escritório do ICMBio de Sena Madureira, Tiago Juruá para torná-lo realidade. O recurso de R$ 80 mil veio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (United StatesAgency for InternationalDevelopment- USAID).

Com recurso na mão, a própria comunidade construiu o espaço da agroindústria com os padrões de uma empresa alimentícia, internamente azulejado com portas e janelas de inox, filtro especial de água, três despolpadeiras, mesa de seleção, balanças de precisão, freezer, termômetros especiais, caixas próprias para o transporte das polpas congeladas para a cidade, toda a estrutura e equipamentos necessários para iniciar o funcionamento.

Hoje, o empreendimento envolve cerca de 50 pessoas no trabalho de beneficiamento de polpa de açaí que, por enquanto, produz para o consumo da comunidade da RESEX, prioridade na entressafra.

Classificado entre os 10 melhores projetos do País, a proposta disputa agora a final que será anunciadano dia 22 de outubro. O primeiro colocado ganha uma viagem para conhecer um centro de referência ou projeto de Empreendedorismo, a ser definido pelo SEBRAE.

O 3º Prêmio PRONATEC Empreendedor é realizado pelo SEBRAE, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), com o apoio dos parceiros ofertantes: Serviços Nacionais de Aprendizagem (SENAC, SENAI, SENAR,SENAT), Rede Federal (CONDETUF e CONIF), Redes estaduais (CONSED, CONSECTI), Redes municipais (FIEC/CEPIN e FUNEC Contagem/MG)e tem por objetivo identificar Relatos de Iniciativas Empreendedoras, realizados por estudantes de Educação Profissional, em cursos do Pronatec, que tenham sido estimulados por meio de aulas com temáticas sobre empreendedorismo, para que possa reconhecê-los publicamente, contribuindo assim para o estímulo da cultura empreendedora por meio de exemplos de sucesso.

Por assessoria