O governador Tião Viana apresentou na manhã desta sexta-feira, 11, os principais projetos do Acre na área de produção e indústria, para uma comitiva de empresários, membros de governo e lideranças políticas dos estados do Nordeste. O grupo direcionado pelo deputado federal, Sibá Machado, busca um intercâmbio com o Acre para uma troca de experiência no ramo.
Durante a apresentação, Tião Viana expôs os projetos que o Acre tem desenvolvido nos ramos da piscicultura, suinocultura, bovinocultura e fruticultura. Projetos que garantem a diversificação da base econômica, e o desenvolvimento das cadeias produtivas com conservação do meio ambiente.
“Nós unimos o nosso modelo econômico com uma parceria comunitária, empresarial, uma parceria público-privado comunitária de mercado. São projetos nos quais o produtor tem uma participação integrada desde a produção primária, até a indústria. Ele é sócio da cadeia produtiva”, explica Tião Viana e referir-se ao Complexo de Piscicultura.
O grupo que reúne representantes dos estados da Bahia, Sergipe, Piauí e Ceará, permanecerá no estado pelos próximos dois dias e devem visitar os complexos industriais do Alto Acre, e outros projetos cooperativistas.
“O governo apresenta seu portfólio de investimentos como modelo de superação de dificuldades da crise para se ter emprego com qualidade e criar uma nova classe média rural. Esse modelo que tem a ajuda conjunta do governo é uma grande experiência que deve ser usada pela reforma agrária em todo o Brasil”, considerou Sibá Machado.
O deputado federal eleito pelo estado de Sergipe, João Daniel, disse que é a primeira vez que tem a oportunidade de estar no estado para conhecer as experiências inovadoras que são amplamente comentadas no Brasil.
“Essa é uma experiência que nós viemos conhecer porque é modelo de desenvolvimento sustentável que gera emprego e respeita o meio ambiente. Esse é um projeto que interessa para o mundo e para o Brasil, e nós queremos levar essas experiências para o nosso estado. O governo do Acre está de parabéns”, disse o parlamentar.
Por Ana Paula Pojo
Da agencia.ac.gov.br