Por Tácita Muniz
Sons e sabores tipicamente acreanos atraem quem passa pelo palco Culturarte na Expoacre Juruá, que segue até domingo, 4, na Arena do Juruá, em Cruzeiro do Sul. Durante as cinco noites do evento, o palco será a vitrine de 54 artistas da região, que vão poder mostrar seu trabalho para quem, simultaneamente, degusta de uma área com pratos tipicamente acreanos.
O diretor de Eventos da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Sérgio Siqueira, explicou que cultura e turismo devem andar juntos. Pontuou também que o evento valoriza os artistas locais, dando o espaço de destaque a eles e oportunizando que os talentos da terra cheguem ao maior número de pessoas.
“Expoacre Juruá é um evento agropecuário, mas também é cultura. Para ser ter uma ideia, todo ano a gente tem as apresentações culturais nacionais e locais, que engrandecem o evento porque as pessoas vêm, fazem a visitação do estande, mas podem curtir, degustar essa praça de alimentação maravilhosa. Se não tivéssemos as atrações culturais aqui, talvez não movimentasse tanto. Hoje estamos ouvindo um som maravilhoso de pessoas que fazem a cultura no Acre e também levam tudo isso para fora do estado”, explica.
Público aprovou
Tanto no palco principal, como no palco alternativo, há apresentações culturais regionais, inclusive, fazendo a abertura de artistas nacionais.
O cantor Valdir Júnior foi o primeiro a se apresentar nesta sexta-feira, 2, no palco alternativo. Filho de uma família de músicos, ele canta na noite há muitos anos e vê como uma grande oportunidade poder se apresentar em um evento como a Expoacre Juruá.
“Falo que é de suma importância pra gente poder mostrar nosso trabalho. Eu falava para os meus amigos que estavam me acompanhando também, que tocaram comigo, que aqui é a nossa vitrine para gente poder mostrar para pessoal da região e até de fora também”, avaliou.
Matheus da Costa está visitando a Expoacre Juruá pela primeira vez e disse que aprovou o espaço. “Acho que foi uma ideia boa, porque o foco maior sempre é no palco principal, mas nesse alternativo é muito bom porque a gente pode ouvir antes os cantores principais. Além de ser um espaço bem família, uma boa opção para quem veio mais cedo comer com a família”, disse.
E foi isso que Gracimar da Costa fez. Ao lado da filha e do marido, ela disse que adorou o espaço que proporciona a degustação de comidas deliciosas somadas à apreciação de boa música.
“Está tudo muito bem organizado e esse som ambiente é muito bom. Foi uma ideia ótima porque acho que todo mundo tem que ter a sua oportunidade e eles também têm que mostrar o trabalho deles”, pontuou.
Valdir Mendes é pai do cantor Valdir Júnior e, além de prestigiar o filho, aproveitou para curtir o espaço. “Hoje é a primeira noite que venho, é um ambiente legal e lindo e, eu creio que tá todo mundo gostando. O governo está de parabéns.”