Por Fhaidy Acosta
Com o objetivo de estimular a prática esportiva no estado, o governo do Acre, por meio da Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (Seel), vem atuando no apoio aos atletas de diversas modalidades, com o auxílio nas passagens aéreas. Esta colaboração vem possibilitando a participação de muitos atletas em competições nacionais e internacionais.

Sendo o único acreano a participar do evento, neste mês de abril, o esportista Thauan Victor do Nascimento, 30 anos, representará o Acre na Copa Brasil de Muay Thai de 2025.

“Ele é mais um atleta acreano que terá o apoio do governo. Thauan vai estar em São Paulo participando de um campeonato nacional, representando o nosso estado do Acre”, destacou o titular da Seel, Ney Amorim.
Durante o evento, que será realizado nos dias 4, 5 e 6, em São Paulo, o acreano fará as lutas na categoria de 81 kg.
“Recebi essa oportunidade de representar o estado, sendo o primeiro e único representante do Acre, a nível nacional, da Copa Brasil de Muay Thai. Assim que eu recebi esse convite da organização, já fiz logo a minha inscrição. Depois eu fui buscar apoio de alguns órgãos públicos, e pelo governo do Estado eu consegui, por meio da Secretaria de Esportes, essa ajuda pra me levar até o evento, e vou pra lá com essa chance de trazer a medalha para o nosso estado”, destacou o atleta.
O esportista pratica o muay thai há cerca de 10 anos, atuando em competições desde 2019. Sobre a sua rotina na prática esportiva, o atleta enfatiza sua dedicação diária ao esporte.
“Comecei a competir em 2019. Eu vivo disso, vivo para isso, tudo que eu faço na minha vida, no meu dia, é com base no muay thai, porque o meu trabalho é dar aula. Eu dou aula na Academia de Atitude e também atendo particular. O restante do dia, nos horários vagos, eu treino, treino para competir. Então, a minha vida inteira é baseada no esporte”, relatou Thauan.

“Ele é mais um entre vários atletas que já foram competir, inclusive dentro e fora do Brasil, em competições importantes, e o bacana de tudo isso é que geralmente os nossos atletas acreanos sempre voltam medalhistas dessas competições. Então, é o governo fomentando, apoiando e dando oportunidades a esses atletas que treinam e se dedicam aos esportes. Por isso, a gestão governamental tem esse olhar sensível e dedicado à promoção aos esportes”, acrescentou o gestor da Seel.
Fonte agencia.ac.gov.br