Cruzeiro do Sul, AC, 23 de novembro de 2024 05:25

Com apoio do Estado, Iniciativa Amazônia+10 e CNPq promovem pesquisas científicas na Amazônia

Compartilhe

Por  Carlos Alexandre

Na última semana, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Iniciativa Amazônia+10 realizaram o lançamento da nova chamada para Expedições Científicas. O governo do Acre, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), juntamente com outras 19 fundações estaduais de amparo à pesquisa, fazem parte da ação de promoção de pesquisa amazônica.

Serão disponibilizados o total de R$ 59,2 milhões para financiar expedições científicas multidisciplinares na região da Amazônia por um período de até 36 meses, promovendo o desenvolvimento de pesquisas e maior conhecimento científico da sociobiodiversidade de áreas pouco conhecidas da maior floresta tropical do mundo.

Com o prazo para submissão de propostas até o dia 29 de abril de 2024, as propostas devem ser voltadas para expedições científicas multidisciplinares na região da Amazônia por um período de até 36 meses e o valor mínimo de cada projeto contemplado será de R$ 400 mil. O anúncio dos resultados finais será divulgado no dia 23 de agosto de 2024.

Expedições científicas buscam preencher lacunas geográficas e taxonômicas da região. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Semapi

Quanto à parceria entre fundações, Moisés Diniz, presidente da Fapac, exalta: “Com essa oportunidade, os pesquisadores acreanos têm a chance de serem protagonistas dentro desse projeto grandioso. Acredito que teremos ótimos resultados, beneficiando a sociobiodiversidade, bioeconomia e ampliando os conhecimentos sobre a Amazônia”.

A Iniciativa Amazônia+10 atua com o objetivo de viabilizar recursos para projetos científicos na região amazônica, articulando grupos de pesquisa entre diversos estados, estimulando o levantamento de conhecimentos, a preservação da Floresta Amazônica e o desenvolvimento sustentável.

Iniciativa Amazônia+10 é liderada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisas (Confap) e pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti), e conta também com a parceria do CNPq. Foto: Reprodução

Para mais informações, consulte https://www.amazoniamaisdez.org.br/chamadas

Fonte agencia.ac.gov.br